quarta-feira, 13 de maio de 2020

A PAZ QUE É PERMANENTE (9)



“ Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27)
A PAZ QUE VEM DO MUNDO. Pode o mundo oferecer paz: “Não dou como a dá o mundo...”
        Em Suas palavras nosso Senhor mostra como o mundo também possui seu esquema de promover paz a todos: “...como a dá o mundo...”. Temos que pesquisar esse fato, especialmente porque muitas vezes os homens chegam a pensar que a paz que  o mundo dá vem do próprio Deus. Isso mostra o quanto satanás trabalha em função de imitar Deus e seus dons graciosos. É tarefa do pai da mentira buscar consoladores aqui. Satanás imita tudo o que vem de Deus e é nossa tarefa pegar o que vem dele e examinar à luz das Escrituras, a fim de sabermos se é ou não ouro puro que vem do Senhor. Paulo diz para os Corintos que ele não ignorava os ardis do diabo, especialmente em sua arte de enviar pregadores e apóstolos, a fim de confundir a obra de Deus. Esta atual geração experimenta as mais terríveis perversidades religiosas, as quais aparecem bem atraentes aos nossos olhos.
        Mas quero mostrar como o mundo é feito de tal maneira que produz paz certa calma e tranquilidade aos corações e que até mesmo pode confundir os crentes. Já inicio dizendo que o próprio termo “Kosmos” que é traduzido “mundo” no Novo Testamento significa algo que evoca ordem e adorno. Desse termo que vem nosso termo “cosmético”. E o mundo é realmente um sistema organizado, de tal maneira que cria um trajeto que parece ser sustentável e cheio de promessas. Em Efésios Paulo fala do mundo como um curso: “...segundo o curso deste mundo...”. Pela estrada desta vida passageira há muita organização, beleza e satisfação aos corações dos homens. Mas tudo não passa de pintura que atrai os olhos, a carne e ejeta a soberba da vida. O que vemos tem como objetivo encobrir os ardis e maldades de satanás.
        Há no mundo uma organização social, cultural, política, religiosa e esportiva. Tudo é feito de tal maneira que o mundo funciona como um organismo vivo, onde tudo depende de todos. O mundo tem sua agenda pronta e tem sua forma como fazer com que todos fiquem aprisionados e dominados por esse esquema. O mundo não é perfeito, por isso procura se aperfeiçoar, sem que jamais chegue à perfeição. Sempre vemos o mundo trabalhando para melhorar mais, sem que nunca chegue a um ponto final. Esse sistema organizado faz com que os homens sintam certa calma e paz aqui.        Satanás faz brilhar seu sistema financeiro, sempre com promessas de que os homens ficarão ricos, por isso há uma paz mundana que enche os corações de uma esperança que a vida será melhor amanhã. O mundo tem seu programa bem esquematizado com seus entretenimentos. Tudo é agendado para que todos no mundo inteiro desfrutem daquilo que gostam. Tudo é feito para produzir um contexto de alegria e realização e isso dá paz e promove aqui um ambiente de satisfação.
        No sistema político o mundo tem uma força incrível para fazer com que líderes proeminentes tragam esperança e segurança a todos. Esse sistema governamental faz com que todos se sintam felizes e durmam sono tranquilo. Foi buscando esse sistema que Israel, nos dias de Samuel buscou um rei que governasse conforme os costumes de todas as nações. Israel rejeitou Deus e buscou paz no homem, e em resposta veio desgraça à nação. A cultura também parece ser um caminho onde os homens sentem que podem achar paz e segurança. Foram os grandes homens da cultura mundana que promoveram muitas filosofias, sem quaisquer fundamentos, a fim de que os homens pudessem escolher como viver seu estilo de ética.
        Passei rapidamente por esses tópicos, mas o objetivo é mostrar que tudo funciona aqui para promover no mundo um ambiente onde os homens se sintam bem e cheios de felicidade. Mas o Senhor Jesus deixa claro que Ele não dá a paz como o mundo a dá. Essas palavras mostram o quão cautelosos devemos ser, para verificarmos se a paz que temos vem de Deus ou vem do homem.

Nenhum comentário: