quarta-feira, 27 de maio de 2020

CHAMADOS À SANTIDADE (7)



“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12: A depravação total. Romanos 3:9-18
O HOMEM E SEU ESTADO DE IMUNDÍCIE
        Na tentativa de mostrar a triste condição do homem no pecado, a bíblia nos faz ver a diferença entre a santidade de Deus e a condição de depravação. Tudo é feito no mundo e no trabalho enganador do pecado, a fim de que os homens pensem que há algumas virtudes da divindade neles. Especialmente em nossos dias, pregar sobre a condição vil e repugnante dos homens perante Deus é como mexer com maribondos. Mas o fato é que há uma inimizade mordaz do homem contra Deus. Por ser inimigo de Deus não há qualquer interesse em buscar Sua Palavra, desejar Seus ensinos, andar em Seus caminhos, anelar conhece-Lo nem desejar Suas moradas. Esses desejos santos nem sequer são cogitados pelos homens no pecado. Por essa razão, perseguir a santidade por deseja-la só pode vir de corações que foram salvos pela santíssima salvação.
        Também, o homem em seu estado de imundície tem em seus desejos carnais desejos por atividades que não agradam a Deus. Isso faz parte desse sistema do pecado. Por natureza os homens não querem obedecer a Deus, ao contrário, eles querem agir como sentem e pensam. Quando Deus diz aos homens no pecado: “Façam isso!”, eles ignoram e desdenham da ordem divina. Quando Deus diz: “Não façam isso”, eles simplesmente se erguem para fazer o que Deus mandou que não fosse feito. Foi essa a atitude ímpia do rei Saul. Quando Deus ordenou que matasse todos os amalequitas, ele simplesmente fez quase tudo, pois queria glórias para si, ao voltar da guerra. Foi necessário que Samuel lhe dissesse que Deus quer obediência e não sacrifício. O caminho dos ímpios é feito por eles mesmos e não toleram os caminhos do Senhor.
        Sendo assim, como pode o homem em seu estado natural desejar santidade? É impossível! Ele sente horror por Deus, por isso se esconde na luz. É normal ver os homens se escondendo das mensagens do evangelho. Eles querem coisas da bíblia que lhes fazem bem em sua natureza carnal, mas não toleram a luz da glória do grande Salvador, quando brilha perante seus olhos. Nem Deus espera que os ímpios vão desejar conhece-Lo. Chegar perto do Senhor da glória? É impossível, porque essa luz afugenta o homem natural, assim como fez correr os amigos de Paulo na entrada de Damasco (Atos 9). A sentença da ira de Deus paira sobre a cabeça de homens e mulheres condenados e eles são marcados como filhos da ira, conforme a linguagem de Paulo em Efésios 2. Se o coração não foi santificado na salvação, não há qualquer interesse por santidade. Isso vem alertar os que estão confiantes que vão para o céu, somente porque fizeram uma decisão para Cristo.     
        Outro detalhe é que Deus não está pedindo para alguém ser santo, Ele ordena: “Sede santos, como eu sou Santo”. Deus não faz petições, Ele dá ordens porque lida com quem pode ser santo. Se um pai chama os filhos que estão na rua brincando, para que eles entrem, claro que ele não espera que as outras crianças entrem também. Não adianta ordenar ao leão para que ele coma capim, pois ele não fazer isso. Quando a bíblia diz para perseguir a santificação é porque somente os que têm a natureza santa de Deus para isso. Santificação faz parte dos desejos dos crentes. Isso significa que os outros não vão obedecer, porque não faz parte da natureza deles.
        Se algum leitor ama santidade e tem prazer em buscar isso é porque é genuíno crente; é sinal de que nasceu de novo. Que triste notícia para a vã confiança do homem natural! Como entrar no céu sem santidade? Como ver a face bendita e santa do Senhor sem ser santo? Se não houve isso é porque precisa agora arrepender-se e converter a Cristo Jesus, em sincero coração.

Nenhum comentário: