quinta-feira, 21 de maio de 2020

FIRMADOS NA MISERICORDIOSA SALVAÇÃO (5)



“Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé na verdade; para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Tessalonicenses 2:13,14)
A ELEIÇÃO TEM SUA OBRA REALIZADA: “Para o que pelo nosso evangelho vos chamou...”
        Prezado leitor, preciso concluir o assunto que estava tratando na página anterior. A bíblia inteira mostra nossa condição e que Deus mesmo trouxe consigo tudo o que o era necessário para a salvação do perdido. há possiblidade de um médico falhar com algum paciente, mas no tocante a salvação, em nada o Senhor há de cometer qualquer erro. Ele nunca deixou nem deixará alguma alma iludida, porque confiou em vão. Se alguém se sentiu desanimado e voltou ao mundo, na realidade tal pessoa jamais conheceu a fé bíblica. Os que creem jamais ficaram nem ficarão desapontados quanto à salvação dada pelo Salvador.
        Voltemos à palavra e coloquemos nosso coração firmado no trabalho poderoso de um Deus que não falha e que jamais poderá mentir. Toda decepção parte de corações endurecidos. Examinemos o fundamento, porque em 1 Pedro 1:2 vemos que no trabalho da triunidade houve o trabalho do Pai em conhecer Seu povo em Cristo e houve o trabalho do Espírito Santo em santificar os eleitos. Notemos que essa obra do Espírito é magnifica, porque com todos os eleitos, no dia do poder de Deus Ele separa. Ele faz isso numa família e não há quem possa detê-Lo. Ele separa seus eleitos levando-os a uma experiência inigualável e inexplicável pelo mundo. Em separar os eleitos às vezes Deus permite que até mesmo tragédias aconteçam, quando Deus tira de perto os que querem estorvar Seus planos.
        Muitas vezes os eleitos passam por sofrimentos e lutas; alguns ficam enfermos, outros perdem os bens materiais e outros são achados em prisões e angustiantes situações. Mas é essa a obra santificadora do Espírito de Deus em Seu ato soberano. Tudo Deus faz para que a glória seja somente Dele, a fim de que todos saibam que o grande Deus da salvação opera por milagres. O Deus que conhece Seu povo não tem limites em Seus atos de salvação. Quando Jeremias se sentiu tão pequeno para uma tarefa tão grande de ser profeta às nações, eis que o Senhor lhe disse que o conheceu antes que Sua mãe ficasse grávida dele (Jeremias 1:5). Isso significa que para Deus em Seu ato de salvar, Ele chama Seus eleitos quando eles estão no útero da mamãe. Notemos que foi assim com João Batista, porque este, ainda útero, não conteve suas emoções de alegria ao ouvir a voz de Maria (Lucas 1:44).
        Nós pensamos que Deus é como nós, que está submetido ao tempo. Quando meus filhos nasceram eu os vi crescendo e chegando à idade para comunicar com eles e ensiná-los sobre Deus e Sua palavra. Mas Deus vê o homem antes e Ele comunica com os Dele antes que eles sejam conhecidos dos pais. Notamos isso na profecia do homem de Deus para Jeroboão, avisando que Deus levantaria um profeta, cujo nome seria Josias e que ele seria usado para destruir o altar idólatra construído por Jeroboão. E esse Josias veio mais de trezentos anos depois (1 Reis 13:2). Ó, que nossos corações sejam tomados dessa tremenda e profunda verdade!

Nenhum comentário: