terça-feira, 19 de maio de 2020

CHAMADOS À SANTIDADE (1)



“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14)
INTRODUÇÃO:
        Parece incrível, mas tratar de santidade hoje é falar língua estranha ao povo. Talvez a razão principal é porque muitos nunca ouviram acerca da santa salvação em Cristo. Pecadores que jamais foram levados até ao Senhor crucificado, a fim de obter o perdão de seus miseráveis pecados, como poderão conhecer e desejar santidade no viver? Santificação bíblica vem logo em seguida da salvação e a bíblia usa até mesmo linguagem ilustrativa para mostrar essa verdade. Notemos na consagração do sacerdote para os serviços santos, como era posto primeiro o sangue molhando a orelha direita, o dedão da mão direita e o dedão do pé direito, depois vinha o azeite. Primeiro a obra do Cordeiro em cobrir o pecado, depois a obra do Espírito Santo na figura do azeite. No Tabernáculo temos a mesma explicação, pois logo na entrada havia o que mesmo? O altar de holocausto, depois as tarefas santas nos recintos santos.  
        Mas o que fazem hoje é tentar empurrar o máximo possível de pessoas nos recintos santos e os resultados são desastrosos, porque os homens em seu estado de imundos perante Deus jamais vão querer ser santos em toda maneira de viver. Eles vão entender santidade de forma não bíblica; serão legalistas, darão importância ao aspecto físico do viver, mas jamais entenderão santidade do modo positivo e negativo, conforme os ensinos santos. Se não houve salvação do modo bíblico, também não haverá santidade do modo bíblico. Se não foram libertos da condenação eterna e do poder do pecado, como desejarão viver uma vida separada inteiramente para Deus?
Se não conheceram o poder do Salvador na salvação, como poderão ver a face do Senhor diariamente em oração e em confissão de santos desejos na alma?
        Ora, não há uma linguagem mais estranha à mente humana do que a linguagem divina em todos os seus aspectos. Santidade é uma conversa de Deus com Seu povo e não com aqueles que são estranhos à Sua família. Santidade pertence aos vivos e não aos que estão mortos em seus delitos e pecados (Efésios 2:1). Hoje enfrentamos o mais poderoso petardo do inimigo contra a igreja de Deus – o movimento ecumênico, porque vemos o quanto a sociedade inteira tenta usar palavras bíblicas, como paz, oração, diabo, Deus, Jesus, Espírito Santo, salvação, etc. a fim de que todos sintam que pertencem a Deus. Entendamos que, conforme a linguagem de Deus, a santidade convém à casa Dele e não ao mundo perdido e amante das mentiras.
        Amado leitor, espero ter dado boa explicação (mesmo superficial) acerca da importância deste tema. Seguindo essa linha de raciocínio, vejo que a maior necessidade em nossos dias é que transformemos nossos púlpitos em palco da pregação do evangelho da glória de Cristo; que chamemos pecadores ao arrependimento, mesmo aqueles que dizem que são salvos, que têm certeza de salvação e que têm certeza que vão para o céu. Precisamos que o Santo Salvador venha exibir Sua gloriosa salvação perante os olhos daqueles que estão enganados. Quem viu a face do maravilhoso Salvador, do santo Cordeiro de Deus, então tal pessoa haverá de sentir no pó, porquanto, como Isaías, presenciou a face do Senhor dos exércitos.
        Minha real esperança é que o assunto desperte corações santificados na graça salvadora, a fim de alegremente voltem de todo coração para a santificação prática, diária e isso requer alto preço de nossa parte. Buscar a santificação não é brincadeira, é lutar contra o egoísmo carnal, despertado em nossos corpos pecaminosos. Que o Senhor tenha misericórdia de nós em nossa jornada, até que cheguemos ao céu.


Nenhum comentário: