quarta-feira, 20 de maio de 2020

CHAMADOS À SANTIDADE (2)



“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14)
O DEUS SANTO
        Chegou o momento para entrar nesse texto que parece tão incompreensível, devido ao fato que dá a entender que a salvação é mediante a santidade. Toda essa dificuldade de entender um texto como esse é devido ao fato que a pregação do evangelho hoje está despida de santidade. No que tange à salvação, tudo hoje está mais baseado numa graça barata, numa mensagem que mais lida com aquilo fornece um conforto no viver aqui. O que vemos hoje é uma mensagem de salvação completamente distanciada de um viver de amor a Deus e de desejos santos. Mas, quão longe isso está da mensagem divina. Os crentes foram salvos do pecado, a fim de viver para Deus e isso significa que seguir a santificação é o desejo normal da vida de um sincero crente. Hoje santidade é uma opção e não algo inerente que desponta no viver de uma alma salva. O que muitos querem é ir para o céu e afirmam que têm certeza disso, mas a verdade é que não caminham para lá, seguindo o caminho que contraria o caminho ímpio deste mundo.
        Realmente, no texto o escritor sacro mostra que a vida cristã é marcada pelo sacrifício do amor fraternal: “Segui a paz com todos...”, como é marcada pelo amor a Deus: “...e a santificação...”. Essas duas atividades mostram que a vida é algo sério; a vida cristã não é uma mera aceitação mental de alguns fatos bíblicos. A vida cristão mobiliza todo nosso ser no andar, porque quando andamos fazemos todo nosso corpo funcionar na direção para qual estamos indo. Vemos isso no verbo “Seguir”. No grego o verbo realmente dá a ideia que estou perseguindo algo incansavelmente. Isso significa que a paz com todos e a santificação não são metas fáceis de serem alcançadas. Elas exigem disciplina e coragem, vendo-as como coisas importantíssimas e indispensáveis às nossas vidas. O verbo traduzido “segui” dá uma ideia de que sou um seguidor da paz e da santificação. Mas a verdade é que esses bênçãos do viver cristão não são para pessoas preguiçosas, cheias de desculpas, mas sim para pessoas sérias, as quais têm o temor do Senhor no viver.
        O que irei fazer no texto é ignorar “a paz com todos” para tratar sobre santificação. Não há dúvida que o assunto que inicia o verso é de grande importância às nossas vidas, porque amor fraternal e amor a Deus caminham juntos. Mas noutra oportunidade tratarei do segundo: “...a santificação...”. Para isso preciso tratar sobre o Deus santo, porque é sobre esse tema que o escritor aos Hebreus mais trata em toda carta. Aliás, Hebreus anda lado a lado com Levítico e o santuário onde a presença gloriosa estava presente é o destaque nesse livro tão maravilhoso do Novo Testamento.
        Quem é esse Deus perante o qual ninguém pode sobreviver, a não ser que esteja revestido de santidade? É o Deus que se revelou, o Deus que através da Sua palavra escrita fala aos crentes. Ele é conhecido em toda Escritura como o Deus Santo; Ele é visto assim, especialmente para fazer diferença com os ídolos tenebrosos das outras nações. O Deus da Bíblia afirma que tem o nome de Santo e se manifesta assim, a fim de que corações sejam tomados de santa apreensão. Todas as vezes que Israel falhava em adorar e servir com alegria o seu Deus, era porque o povo não era ensinado acerca Dele, conforme os livros de Moisés. Quando os lares falhavam em ensinar aos filhos do temor do Senhor, era de se esperar que a nação mergulharia na miséria da idolatria e da depravação. Aliás é assim também com a igreja, porque quando ela falha no conhecimento do Deus da bíblia, logo a igreja se vê envolvida em perigos terríveis, movidos pelo pai da mentira neste mundo.

Nenhum comentário: