segunda-feira, 25 de maio de 2020

CHAMADOS À SANTIDADE (5)




“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14)
O DEUS SANTO
        Meu esforço tem em vista mostrar aos meus leitores o quanto a bíblia trata acerca da santidade de Deus e essa santidade quando ofendida tem seríssimos e letais resultados. Por centenas de anos Deus ensinou e alertou Israel sobre o perigo de ofender a santidade Dele com práticas de idolatria. Nas nações vizinhas eram povos inimigos do Deus de Israel e quando chegava o tempo da vingança, Deus os tratava com terríveis castigos e muitos nações foram simplesmente erradicadas da face da terra, por causa da ira de Deus. Mas no caso de Israel, lembramos que Deus se manifestou a esse povo como o Deus santo e terríveis experiências aconteciam quando eles violavam a santa lei do Senhor. Em Lamentações 4:11 diz que “Deu o Senhor cumprimento à Sua indignação, derramou o ardor da Sua ira; acendeu fogo em Sião, que consumiu os seus fundamentos”.
        O que aconteceu em Jerusalém. O livro de Lamentações com seus 5 capítulos contam como foi que Deus, em Sua ira derramou Sua indignação contra Jerusalém por meio do exército babilônico, pondo fogo na cidade, deixando milhares de mortos, com cenas das mais terríveis de crianças morrendo de fome e até de mães assando filhos para matar a fome. O resultado foi que milhares foram deportados para a Babilônia onde ficaram 70 anos. O que tem essa história com a santidade de Deus? Por anos e anos Deus em Sua longanimidade avisava o povo, mas eles continuavam em suas práticas perversas e idólatras, afrontando a santidade de Deus, por isso os resultados foram mostrados de forma sintetizada em Lamentações.
        Homens santos também tiveram experiências terríveis quando viram a santidade de Deus. Um dos profetas que foi envolvido com esse atemorizante espetáculo do vislumbre da glória de Deus foi Isaías O relato do capítulo 6 do seu livro mostra a reação do profeta. Naqueles dias Israel vivia no conforto da prosperidade na qual estava a nação como resultado do governo do rei Uzias. No meio do conforto estava escondida a corrupção do povo em seus pecados. O povo havia colocado sua confiança na liderança do visionário rei Uzias, mas este havia morrido. Agora o profeta presença Deus em Sua santidade e aquela experiência é amarga para o jovem Isaías, mas foi ali que ele soube de sua condição e quem realmente era o Seu Deus, de quem Israel tinha tanto se afastado.
        De forma diferente Daniel teve a experiência da presença do Senhor, conforme o relato no capítulo 10 do seu livro, e foi suficiente para o profeta conhecer o quanto o homem não passa de um verme diante da majestade do Senhor. Davi também soube de forma amarga o que significa cair nas mãos do Deus vivo, quando, seguindo sua própria determinação fez o censo de Israel, conforme a narrativa em 2 Samuel 24 e 1 Crônicas 21. E assim a bíblia está aí perante nossos olhos, nos ensinando o temor ao Senhor; nos mostrando que o Deus de Israel é nosso Deus; nos mostrando que sendo Ele santo, devemos nos esforçar em buscar andar com Ele num viver santo também. Lembramos que anjos não puderam fita-lo e que nós, para que pudéssemos vê-los fomos santificados na salvação.
        O que vemos no texto de Hebreus 12 é a mesma ênfase que é dada em toda Escritura, acerca da nossa responsabilidade em buscar santidade no viver. Um andar mundano, pensamentos mundanos e carnais e um viver ocupado com este mundo passageiro, significa que longe a pessoa está da santidade. Vejo como muitos que se chamam crentes hoje têm mais prazer pelo mundo e amizades mundanas do que andar com Deus. É grande a ausência do amor à palavra, da oração e de uma comunhão íntima com o Senhor. Triste realidade que vem expor o avanço da iniquidade e do poder ecumênico que assola a igreja em nossos dias.


Nenhum comentário: