sexta-feira, 15 de maio de 2020

FIRMADOS NA MISERICORDIOSA SALVAÇÃO (1)


                            
“Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé na verdade; para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Tessalonicenses 2:13,14)
INTRODUÇÃO:      
        Amado leitor, até o final da minha jornada aqui, com a graça de Deus, não me cansarei de pregar e falar sobre a tão grande salvação, porque é o tema que mais brilha em toda extensão da revelação bíblica. Foi a mensagem gravada nos lábios dos profetas, do Salmista, dos apóstolos e em especial nos lábios do Senhor Jesus Cristo. Não espero que o mundo abraçará tal mensagem, nem espero que será a mensagem que será exposta facilmente por pastores e mensageiros neste presente século, mas é a mensagem que edificou, confortou e despertou a igreja do Senhor em todos os tempos.
        Num mundo terrível, onde seu líder é mentiroso; onde todos os homens no pecado amam a mentira; onde há perigo, perturbação e constantes assaltos à fé cristo, o que mais poderá fortalecer o povo de Deus? Não é essa mensagem que trata da misericórdia que Ele teve e tem para conosco? A bíblia inteira expõe uma salvação onde o crente está firmado na misericórdia. Sem dúvida, esse fato exige que esse segura casa seja feita com os materiais eternos, assim como o tabernáculo foi feito em cada detalhe com material ordenado por Deus. Quero lutar com todo vigor da minha alma para expor ao meu povo essa imensidão de salvação toda feita por um Deus soberano.
        Tomo esta passagem, e para chegar onde preciso devo explicar rapidamente as lições do contexto. Paulo está explicando o que faltou na primeira carta. Ele fala do ocorrerá no mundo quando tudo estará pronto para a chegada do anticristo. Paulo fala como o mundo vai reagir e como milhares vão receber com carinho esse chefe diabólico. Os detalhes desse assunto devem ser estudados tempo, para os que querem saber sobre escatologia. Mas, quero mostrar nessa introdução dois assuntos importantes: O primeiro é que Deus está mostrando em Sua palavra o fato que o mundo, mesmo vendo a bondade de Deus e toda disposição da criação, a fim de que os homens venham a adorar a Ele, mesmo assim os homens recusam e preferem adorar o pervertido anticristo. Mesmo enviando o evangelho para milhares, eis que milhares vão recusar.
        O segundo é que Deus não salva os crentes porque eles fizeram decisão diferente dos milhares perdidos e condenados. Ele não salva os pecadores porque eles tiveram uma disposição inerente neles para ir a Deus. Ele salva porque eles foram eleitos desde o princípio. Os crentes sinceros sabem disso desde já, porque não fosse um ato da eleição divina. Eles prontamente seguiriam o anticristo também. Os crentes sinceros sabem disso, eles estão perplexos porque estão vendo essa realidade perante seus olhos. Eles estão dizendo que Deus teve misericórdia deles; que foi algo sobrenatural que aconteceu, que eles não são intrinsecamente melhores do que os outros. Essa é a verdade do evangelho que chegou até nós. Diante desse cenário visto nessa segunda carta é que poderei agora pregar acerca dos dois versos exposto.
        Minha esperança é que esta mensagem venha encher os corações de prazer pela verdade, a fim de que o povo salvo seja edificado e o nome do Autor da salvação seja glorificado.

Nenhum comentário: