sexta-feira, 29 de maio de 2020

CHAMADOS À SANTIDADE (9)



“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:
TORNANDO SANTO.
        Desejo falar um pouco mais, mostrando a necessidade do novo nascimento, caso contrário a santidade de vida não pode ser aplicada no viver. O homem velho ligado a Adão deve morrer, caso contrário a revolta contra Deus continuará. Muitos acham que o batismo resolve a vida de alguém, mas quanto engano! Quem disse que o velho homem pode morrer debaixo d’agua? Tenho repetido tanto esse assunto em meus escritos, mas o faço porque é de grande importância que lembremos dessas verdades. A história do crente está ligada à história da cruz, pois a morte de Cristo e Sua ressurreição é a história do povo eleito. A confissão dos crentes aparece assim: “Cristo morreu pelos meus pecados”.
        Como começa isso? Começa com o reconhecimento dos seus pecados. Vejo o quanto essa verdade tem sido atirada fora, como se fosse algo inútil nas atividades da pregação. O evangelho hoje tem mais a ver com psicologia do que com as verdades eternas do amor Deus revelado na cruz. Os homens hoje são chamados a participar da igreja, do louvor e outras atividades e não para encarar suas culpas diante de Deus. O que fazem hoje é encobrir essas verdades, porque acreditam que isso humilha muito o “pobre” ser humano. O resultado é que quando as pessoas ouvem as mensagens que as levam à humilhação, elas simplesmente fogem porque não querem ouvi-las. É triste, mas é pura verdade.
        Sem delongas quero mostrar o quanto a bíblia trata sobre isso, mas antes de tudo devo deixar claro que não estou referindo a atitudes externas de desesperos e choro. Estou tratando de algo que é feito por Deus no coração. Se houver alguém com ardente desejo por conhecer a verdade revelada da salvação é porque aquela alma já foi humilhada. Mas a bíblia mostra passagens como vemos nos Salmos, onde diz que o Senhor está perto de todos quantos O invocam; em Isaías vemos como Deus diz que Ele tem prazer em comunicar-Se com contritos e quebrantados de coração (Isaías 66). Olhemos a pregação daqueles homens que foram comissionados ao serviço de pregação, como eles encararam a todos com a necessidade de arrependimento. Foi assim também com grandes pregadores, os quais foram usados por Deus para comunicar poderosas mensagens. Eles enfocavam a necessidade do pecador se humilhar perante Deus e confessar de coração a Cristo.
        Não um assunto desconhecido em nossos dias? Claro! Não podemos fechar nossos olhos e ouvidos, a fim de buscar novas ideias para o mundo moderno, sem que vejamos as tristes consequências, com o ecumenismo chegando, erguendo a bandeira da perigosa paz com a mentira, como está ocorrendo em nossos dias. Mas o homem arrependido é aquele que vê sua miséria diante de Deus; que confessa sua mendicância e que nada tem no céu. O arrependido vê seu coração depravado e vil, mesmo que ele não tenha cometido coisas feias no viver, mas ele sabe que tem todo potencial para atos perversos. O arrependido vê sua miséria e corrupção, enquanto vê que Deus é santo, por essa razão ele se vê índigo e merecedor do castigo eterno. O arrependido busca perdão e salvação em Deus apenas, e quando entende que alguém ocupou seu lugar para levar sobre si seus pecados.
        São essas almas que desejam ardentemente ser santas e uma vez salvas vão perseguir santidade. O alvo da santidade é agradar Deus, por isso o crente sincero nunca se vê no ideal de Deus e ele sabe que enquanto aqui estiver, jamais chegará a isso. Mas isso não o faz parar. Ele prossegue na meta de ser igual a Cristo. Que esse ideal glorioso possa ser visto na vida de cada leitor crente.

Nenhum comentário: