terça-feira, 19 de maio de 2020

FIRMADOS NA MISERICORDIOSA SALVAÇÃO (3)



“Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé na verdade; para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Tessalonicenses 2:13,14)
A ELEIÇÃO É MOTIVO CLARO E INEQUÍVOCO DA MISERICÓRDIA DE DEUS: “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós...”
        Ainda tratando sobre o fato que a eleição é motivo claro e inequívoco da misericórdia de Deus, veremos agora quando começou a eleição e o texto responde: “...desde o princípio...”. A salvação do povo eleito veio de Deus, porque tudo procede Dele nessa bendita história de amor. Devemos entender a linguagem de Deus, porque em Sua linguagem vem inserido ali seus princípios eternos. Se a Sua salvação foi motivado pelo Seu amor, então sua salvação é eterna. Se foi motivada por Sua glória, então sua salvação é eterna, porque lidamos com glória eterna. Então, o que entendemos quando o texto fala: “...desde o princípio...” é que não se refere a uma data que eu posso entender, isto é não refere-se ao princípio da criação, conforme nos é narrada em Gênesis. A criação vista no primeiro livro da bíblia é apenas a consequência da história eterna da eleição.
        Outro detalhe que é importante para que entendamos o significado de “...desde o princípio...” é que na salvação nada houve da participação do homem. Assim como toda criação veio totalmente de Deus, também na eleição houve a participação somente e tão somente das 3 Pessoas da tri-unidade. Somos enriquecidos nos santos ensinos sobre a eterna salvação, conforme vemos em Efésios 1, numa das mais poderosas obras do Espírito Santo, mostrando ali o quanto a bíblia é um livro sobrenatural, porquanto ninguém pode sequer inventar palavras como aquelas, onde Deus mostra a ação da trindade bendita na obra da salvação dos eleitos.
        Temos também na linguagem mais simples de Pedro em sua carta em 1 Pedro 1:2, não porque ele fosse intelectualmente inferior a Paulo, mas porque a Paulo foram confiados os mistérios de Deus acerca da igreja. Mas Pedro entendeu esse ensino santo sobre a eleição e conforme suas palavras vemos nessa eterna obra a presença de Deus, o Pai como o grande autor disso em Sua presciência (e “presciência” não passa de ser a onisciência de Deus), da obra santificadora do Espírito Santo e da obra purificadora do sangue de Jesus Cristo. Estou mostrando isso a fim de enfatizar que a expressão: “...desde o princípio...” refere-se à reunião do santo conselho de Deus, quando Deus escolheu cada um dos eleitos em Cristo e quando ali planejou todos os detalhes de como seriam salvos e como tudo foi planejado tendo em vista a glória de Deus.
        Claro que estou tratando disso de forma resumida, mas tenho em vista mostrar aos crentes o quanto devemos nos humilhar diante desses impressionantes fatos. A salvação deve nos causar assombro, espanto, porque logo descobrimos que em tudo Deus agiu com mão forte e que nossa condição em invocar o nome do Senhor para ser salvos foi um ato sobrenatural. A salvação tem o efeito de mudar toda estrutura interior, fazendo nascer um novo homem no coração, pronto para temer, adorar e ser preparado aqui para as maravilhas da eternidade. Tudo deve nos mover a adorar Aquele que com Seu sangue nos comprou e nos tornou herdeiros Deus para sempre.

Nenhum comentário: