quinta-feira, 28 de maio de 2020

CHAMADOS À SANTIDADE (8)



“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:
TORNANDO SANTO.
        Agora é o momento para que encaremos com seriedade esse assunto, porque não é raro ver o quanto santidade é tratada em nossos dias pelos chamados crentes, como algo facultativo. Isso me deixa perplexo, porquanto santidade na bíblia é algo da natureza e não algo externo à vida de um crente, como um tipo de comida que não gosto, por isso prefiro não comer. Seguindo esse verdade precisamos conhecer algumas verdades bíblicas que estão ligadas a esse assunto.
        Primeiramente, para ser santo é necessário nascer de novo, porque Deus há de comunicar Suas verdades aos Seus filhos. Por exemplo, Pedro fala com os crentes como sendo eles crianças: “Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação” (1 Pedro 2:2). Note bem que os crentes não são tratados como pessoas estranhas que entraram numa família estranha. Os santos, na linguagem de Cristo, vista em Mateus, são Seus “pequeninos irmãos”. Mas, Pedro vai mais longe no capítulo 1 dessa maravilhosa carta, ao dizer: “Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1 Pedro 1:23). Estou tentando situar meus leitores nessa sublime verdade do novo nascimento, porque Deus fala somente com quem pode ouvir e entender Sua linguagem e isso significa que as pessoas com quem Ele comunica Sua graça e Seus ensinos são pessoas que nasceram Dele e que agora possuem a natureza divina, por isso podem participar da Sua santidade.
        Mas o que está acontecendo em nossos dias? O problema está com a mensagem pregada, pois o fundamento correto foi arrancado e posto um falso fundamento, feito de barro no lugar. É comum ver pessoas que afirmam que são salvas porque fizeram uma decisão de aceitar Jesus. Veja bem, não estou dizendo que todos que tomaram essa decisão não são salvas, estou dizendo que boa parte jamais conheceu a realidade da salvação bíblica; jamais souberam o real significado do arrependimento, confissão e conversão, por isso estão acalentadas no ego e acham que caminham na direção do céu. Veja bem o que acontece, pois sempre os interesses de alguém que não nasceu de novo são voltados ao mundo e quando buscam coisas espirituais, na realidade estão buscando o que chamo de autoajuda. Ora, sei que preciso encher esta página com mais argumentos, para assim ajudar os que buscam resposta na palavra de Deus. Quem ama e deseja santidade é porque nasceu de novo. Quer saber se alguém é realmente um crente em Cristo? Veja se ele luta por santidade e persegue a santidade.
        Isso significa que o evangelho faz um trabalho incrível no pecador que é alcançado por Deus. O velho homem precisa ser morto. Não estou dizendo que tem que matar o homem, mas sim o velho homem ligado a Adão. Quem faz isso? O evangelho, quando pregado da forma correta. Para isso levo o leitor para o texto do Salmo 45 verso 5: “As tuas setas são agudas, penetram o coração dos inimigos do Rei”. Se você quiser entender esse texto procure examinar bem o contexto. A mensagem do evangelho não carrega consigo os “ramalhetes de flores”, saudando a autoestima dos homens. O evangelho é o Espírito com Sua espada ferindo o velho homem em Adão, para dar o golpe fatídico. Notemos bem que enquanto o velho homem ligado a Adão não morrer, o homem continua o mesmo, mentiroso, mundano, carnal, egoísta e no íntimo odiador de Deus. Eis aí a razão porque muitos quando ouvem a mensagem que mexe com seu coração depravado, simplesmente foge para se esconder num lugar que lhe parece melhor.

Nenhum comentário: