quarta-feira, 6 de maio de 2020

A SINGELA CONFISSÃO DOS PECADORES (5)


         
“Todos nós bramamos como ursos e gememos como pombas; esperamos o juízo, mas ele não aparece/ esperamos a salvação, mas ela está longe de nós. Porque as nossas transgressões se multiplicam diante de Ti, e os nossos pecados testificam contra nós. As nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniquidades. Temos sido infiéis e mentimos contra o Senhor; nós nos afastamos do nosso Deus; pregamos a opressão e a rebeldia; proferimos palavras de falsidade que concebemos em nosso coração. Por isso o direito se retirou e a justiça se pôs de longe, porque a verdade anda tropeçando pelas praças, e a retidão não pode entrar”. ISAÍAS 59:11-14
CONFESSANDO A MANEIRA CLARA COMO O PECADO DOMINA NO ÍNTIMO.
        Notamos no texto o quanto a experiência dos eleitos é dramática e amarga, pois eles passam a ver o pecado como ele realmente é. O mundo é um ambiente feito da mentira e toda verdade fica encoberta nesse ambiente agradável, onde até satanás se esconde de várias maneiras, a fim de se aparecer como ele quer. Quando a luz de Deus aparece, eis que logo os pecadores que hão de ser salvos se manifestam de uma forma ou de outra para confessar sua culpa perante Deus. Isso não acontece se não for por uma intervenção graciosa e compassiva de Deus.
        Ainda há a clara impiedade no íntimo: “transgredimos”. Hoje vivemos a era do amplo orgulho mundial, pois o rei dos orgulhosos infundiu esse espírito de arrogância no coração do homem. Eu sei que já nascemos orgulhosos e rebeldes contra Deus, mas é outro detalhe quando esse ambiente é tomado desse espírito que encoraja o homem a sentir-se livre e independente. Hoje nossa sociedade é vista assim e é raridade achar um pecador culpado. Até mesmo os cultos são feitos para o homem sentir-se bem e que suas culpas fiquem encobertas. É como tomar calmante, ou mesmo um comprimido que faça a dor passar provisoriamente. Preguei em uma ou mais igreja onde pude perceber que o ambiente não é feito para a pessoa sentir seus pecados, mas sim para sentir que Deus está abençoando a vida. O ambiente dos cultos moderno está carregado de superstições e de um véu que cobre a realidade da alma e da culpa do pecador.
        Notemos bem que as almas confessas no íntimo não estão tentando manipular Deus com meras atividades disfarçadas. Já tenho mostrado o quanto os homens modernos acham ambientes religiosos onde se sentem seguros para encobrir suas consciências culpadas. Não vemos mais pecadores; não vemos mais homens e mulheres sentindo sua miséria e culpa que os condenam ao inferno. Cristo veio buscar perdidos, mas hoje não vemos mais pessoas perdidas. A pregação da lei, da culpa do homem, da necessidade de arrependimento e da cruz não é mais ouvida nos púlpitos modernos. Tudo o que temos hoje são mensagens que visa a autoajuda dos chamados evangélicos. Mas os perdidos não querem isso, eles querem a verdade; eles querem ouvir da justiça de Deus e como há um Deus que pode salvá-los e arrancá-los não somente da condenação do inferno, como também venha salvá-los do poder que o pecado exerce em suas vidas diariamente.
        Veja que também que na confissão dos pecadores, eles denunciam o fato que viveram usando seus lábios com falsidade: “...negamos o Senhor...”. Quer ver o homem salvo? Veja o que sai da sua boca. Quer ver o homem em sua vida de impiedade? Veja o que sai dos seus lábios. A boca é o canal de onde sai o que vem do coração, assim como de um canal vem a agua que procede de um poço. Tiago em sua carta ataca fortemente os pecados da língua e afirma que a língua pode produzir um inferno. Foi essa a mesma confissão que Isaías teve: “Ai de mim, sou um homem de impuros lábios...” (Isaías 6).

Nenhum comentário: