quarta-feira, 20 de maio de 2020

FIRMADOS NA MISERICORDIOSA SALVAÇÃO (4)


               
“Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé na verdade; para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Tessalonicenses 2:13,14)
A ELEIÇÃO TEM O FIRME OBJETIVO E FUNDAMENTO: “...desde o princípio para a salvação...”
        É claro que o objetivo principal e final na eleição foi e para sempre será a glória da graça de Deus. Mas no tocante ao serviço operado aqui na criação e em tudo o que nos foi comunicado na revelação bíblica é a salvação do povo eleito. Que possamos ser tomados dessa tão maravilhosa verdade. A igreja de Deus é constituída de pessoas que caíram em Adão. Os salvos não são pessoas especiais, que nasceram numa família crente e que por isso são crentes. Eles não são pessoas que foram achadas melhores do que as outras pessoas no mundo, porque todos nós viemos do mesmo barro, da mesma massa cheia das “bactérias” do pecado. Tudo Deus preparou para os crentes em Sua palavra, a fim de que eles soubessem que foram arrancados do estado horroroso onde o pecado os colocou.
        Ora, a bíblia não está brincando nem inventando historinhas para nos manter assustados. Deus não brinca em Sua revelação entregue a nós. A linguagem usada a nosso respeito é para nos acordar para o fato que salvação realmente significa salvação e não brincadeira religiosa. O termo “salvação” por si mesmo mostra qual era nossa condição. Salvação implica que a situação era grave aos olhos de Deus e ninguém é salvo de uma boa condição. Nós os crentes não sabíamos dessa condição tão triste na qual fomos chamados. Diante dessa verdade é realmente perigoso tomar a mensagem celestial e transforma-la num trampolim para um viver mundano, incoerente com o viver que devem ter os salvos. No texto em 2 Tessalonicenses Deus está mostrando que fomos tirados das fileiras deste mundo, da companhia de milhões que prontamente adoram e adorarão o anticristo, daqueles que têm a marca da besta na testa e na mão.
        O fato que a salvação bíblica aparece sempre nas Escrituras revestida da misericórdia. Mas o fato é que hoje milhares que se dizem salvos nem sequer podem definir o termo “misericórdia”. Alguns entram no rol de membros porque o pastor achou que seria uma pessoa competente. Conheci um senhor que veio à nossa igreja duas ou três vezes. Ele me disse que frequentou uma igreja numa cidade perto e que o pastor o deixava tocar violão. Por circunstâncias que desconheço ele veio com a família morar aqui e suas filhas frequentavam a igreja nossa. Mas logo após ouvir algumas mensagens evangelísticas aquele senhor me disse que jamais foi crente, e nunca mais voltou à igreja. Mais tarde soube que ele adoeceu e pude visita-lo no hospital e lá percebi o quanto ele nada tinha de interesse pela verdade eterna. Não demorou muito ele veio a falecer por causa de uma complicação no coração.
        Estou destacando isso porque se não houver uma ênfase ao pecado e à condição do homem caído diante de Deus, jamais teremos conversões genuínas. Não fomos chamados para dar salvação; fomos chamados para pregar, ensinar, mostrar as verdades bíblicas sobre o Deus da verdade, mas não podemos salvar ninguém. A salvação pertence a Deus e é somente Ele quem chama no tempo Dele, no dia Dele e no poder Dele.

Nenhum comentário: