quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

CHAMADO AO ARREPENDIMENTO (6)



                      
“Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento” (Lucas 5:32).
PERIGOSO CAMINHO TOMADO NO PECADO.
        Outro detalhe que é de muita importância para mostrar o quanto é necessário o chamado divino ao arrependimento é que tomamos o caminho tão belo e sedutor deste mundo. O filho pródigo de Lucas 15 é a figura clara de nossa decisão em abandonar Deus, a fim de descer às mais baixas condições deste mundo. Não existe um céu melhor para os homens no pecado do que este mundo e mesmo que ele mostre suas mazelas e maldades, mesmo assim o mundo é aprazível para os mundanos. Compare as glórias do céu com as vanglórias deste mundo e os homens nem sequer sentirão um pingo de prazer pelas perfeições celestiais, preferindo com prazer o mundo, mesmo tão cheios das armadilhas do pecado e da morte.
        Ah! Nem a velhice, nem as dores, nem a saudade e nem sequer a morte podem apagar as esperanças que os homens têm por este mundo. Eles estão sempre buscando meios para que a vida aqui se torne mais rica e agradável; seus ouvidos estão sempre sintonizados com a música daqui e com as notícias de que tudo vai indo às mil maravilhas. Olhemos como Israel queria de coração voltar para o Egito, mesmo sabendo dos sofrimentos que enfrentaram ali. Mas seus corações não estavam divorciados dos costumes, sistema religioso, canções e alimentos que ali sempre tiveram.
        Não há razão para que Deus venha e chame os pecadores ao arrependimento? Qual é o pecador que pode subir e alcançar as glórias celestiais por si mesmos? Os homens estão presos aqui pela lei do pecado e da morte, assim como a lei da gravidade nos mantém ligados à terra. Nossos corações pecaminosos foram moldados aqui mesmo; nossa natureza é terrena, por isso mental e emocionalmente fixamos residência aqui e daqui não queremos sair. Nossa natureza carnal está apegada aos bens, à família, aos amigos e à religião. Se houver um evangelho, esse terá que combinar-se com os ideais daqui; se houver uma divindade, esse ser divino terá que trabalhar para melhorar a vida aqui. Por essa razão os costumes do céu não combinam com tais costumes e o povo de Deus jamais será bem-vindo aqui.
        Sem que saibamos, eis que tomamos também o caminho que leva para a perdição. Aliás, o mundo é um lugar tão confortável que não percebemos o quanto a estrada é larga e que descemos para um final que é inexplicável à linguagem humana. Como podemos tirar o homem desse caminho? Como podemos arrancar os filhos das trevas desse sistema que os prendem e os arrastam para o abismo? Tudo os homens têm feito para que as coisas melhorem aqui; que a sociedade venha a agir de forma diferente, mais humana e mais religiosa. Mas o fato é que todo esforço é inútil. Mudar o pobre pecador? Como? Toda tentativa é sinônimo de fracasso, assim como seria completo fracasso se tivéssemos que mudar os costumes de um leão, para que ele deixasse de comer carne, a fim de comer ervas.
        Assim pude mostrar o quanto há necessidade de arrependimento. Nosso Senhor deixou essa verdade bem esclarecida no verso acima. Quando Deus chama os pecadores, eles são atraídos ao lugar de arrependimento. É uma verdade preciosa e ela mostra o quanto Deus age assim com qualquer pecador. Foi com suas santas armadilhas que ele atraiu Saulo para que ele caísse em suas mãos de amor eterno. E é assim que ele ainda opera. Que nós não nos atrevamos a mudar o esquema santo; que não pensemos que temos meios melhores do que modo de Deus em salvar.
        À partir da próxima página vou mostrar que lugar é esse que aqui intitulo de “lugar de arrependimento”. Que meu Senhor venha despertar pecadores, a fim de que eles conheçam essa bênção do céu, a fim de que encontrem com o bendito Salvador e Senhor.

Nenhum comentário: