segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

A DESESPERADORA CONDIÇÃO DO HOMEM (12)




“Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras, concebem o mal e dão à luz a iniquidade. Chocam ovos de áspide e tecem teias de aranha; o que comer os ovos dela morrerá; se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma víbora” (Isaías 59:4,5)
VISTO INDIVIDUALMENTE NAQUILO QUE PRODUZ.
        O texto de Isaías 59 é profundamente esclarecedor, no que tange ao estado depravado e vil do coração do homem. Deus está mostrando que o pecado no coração faz com que os membros de nossos corpos sejam usados como instrumentos que procriam mais maldade: “...concebem o mal e dão à luz a iniquidade”. A ideia é que aquilo que fora feito para produzir o bem e glorificar a Deus, agora no pecado só há de produzir aquilo que o pecado quer. O ensino que transparece ali é que os membros à serviço do pecado: mãos, pés, olhos, mente, boca, etc. hão de, por assim dizer, se engravidar para depois dar à luz a iniquidade. O que a palavra de Deus faz é atacar a mentira que enche o coração dos homens, de que eles são bondosos e de que há neles resquícios do bem.
        Sendo assim, o que podemos esperar dos homens? Conforme a visão bíblica, o estado tão miserável do homem no pecado é assombroso, desfazendo assim toda essa mentalidade tão satânica que envolve a multidão religiosa em nossos dias. Satanás, o pai da mentira que distorcer isso; quer implantar a mentira de qualquer jeito, declarando a todos que Deus está mentindo, que Deus é injusto e cruel em seu trato com os seres humanos. Mas a verdade é que quando o coração do homem não é mudado por obra do Espírito Santo e da Palavra de Deus, então a tendência é ir de mal a pior. Há no homem não santificado todo poder e disposição para multiplicar o mal, como coelhos e ratos se multiplicam. Novas maldades hão de ser geradas no homem que ainda não nasceu de novo. Por exemplo:
        1.     O amor ao dinheiro pode conceber ganância e roubos bem articulados no íntimo. E dessa iniquidade nasce a idolatria e outras maldades. Até mesmo entre o povo chamado “evangélico” vemos elementos disfarçados de pastores e com muita habilidade para manipulação das mentes e emoções. Seus intentos são gananciosos e normalmente ficam riquíssimos, sem que seus seguidores percebam que estão sendo saqueados.
        2.     Um amor obcecado pelo sexo pode conceber a luxúria e outros prazeres desordenados. Ora, satanás se incumbiu em utilizar elementos perigosos na sociedade para incendiar essas paixões, por isso vemos o quanto essas maldades tomaram conta de nosso país, de tal maneira que são vistas por muitos como coisa normal, natural e abençoado por Deus. Quando olhamos as Escrituras vemos como Deus mostra o quanto a imoralidade é resultado da sua ira. Em Romanos 1 a partir do verso 18 Deus mostra que torpezas e outras barbaridades sexuais manifestam o quanto Deus simplesmente solta os homens, a fim de que aumente ainda mais sua ira, como ocorreu em Sodoma e Gomorra.
        Estou chegando ao fim desta página, por isso quero mostrar esses reais perigos que envolvem até mesmo a igreja de Deus. Sem uma constante santificação, eis que os crentes estão sujeitos à queda em grosseiros pecados. Habitando ainda em corpos mortais e pecaminosos, eis que os crentes não estão imunes à essas maldades. Em Hebreus 12 Deus afirma que ele, como um pai amoroso trabalha constantemente em nos disciplinar, a fim de que sejamos partícipes da sua santidade. Sendo assim, um viver em humildade e dependência de Deus é necessário, se quisermos nos manter em pé neste mundo, sustentados pela graça e dando bom testemunho.
        Também, o poder da salvação em Cristo tem libertado milhares de homens e mulheres, os quais viviam escravizados sob a tirania do pecado.
       

Nenhum comentário: