quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

OCULTOS NA CRUZ (10)




“Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gálatas 6:14)
A INCLINAÇÃO NATURAL DO HOMEM EM BUSCAR ONDE SE GLORIAR
        O que a palavra de Deus nos ensina acerca do pecado e sua natureza maligna, mostra o quanto a mensagem da cruz é a única mensagem que pode tirar o homem de sua situação tão miserável, a fim de mostrar-lhe a verdade. Fora da cruz o homem continua sendo o que sempre foi desde a queda: enganoso e enganado. Sendo assim, creio que devo prosseguir, mostrando aos meus leitores o quanto a mensagem da cruz faz brilhar as realidades eternas. De fato, tais ensinos nos levam à humilhação, mas são elas preciosas para nos elevar em temor, santidade e ações de graças.
        A cruz também mostra que  é o lugar da verdadeira justiça. Talvez, seja esse o assunto menos compreendido pelo povo de Deus em nossos dias. A cruz cuida em mostrar o quanto nada tenho de valor e que tudo o que fiz e que parece ser justo, não passa de trapos e farrapos diante de Deus. A cruz arranca esses trajes sujos e imundos (Isaías 64:6), a fim de mostrar minha vergonha, minhas culpas e quanto mereço ser atingido pela fúria do Deus Santo e Justo. Foi isso o que viu o ladrão que foi salvo. Ali mesmo, pela fé ele pode ver a justiça do Filho de Deus, o qual ocupou o lugar de perdidos. Foi essa a verdade que Paulo entendeu após sua salvação, e tal verdade chegou de tal maneira à sua mente e emoções, que aquele homem queria conhecer a grandeza da justiça de Cristo em seu viver.
        Posso garantir que essa verdade quase não é pregada em nossos dias, porque o fácil evangelho humanista adentrou-se nas igrejas. Homens e mulheres são convidados à salvação, sem que seus trajes imundos (justiça-própria) sejam arrancados. Na minha experiência, não há trabalho mais difícil do que arrancar os trapos de imundície do velho homem em Adão. Você pode pegar nas mãos de um amigo, parente ou vizinho para leva-lo à igreja e ensiná-los coisas concernentes ao céu e à vida cristã. Mas, quando se trata de desmanchar o orgulho próprio do homem natural, eis que as coisas mudam e seu ódio contra Deus logo se manifesta.
        Mas o propósito da mensagem da cruz é mostrar que não há justiça perfeita no homem; que nada há nele que possa agradar a Deus; que nada pode, nem poderá pagar de sua infindável lista de débitos contra Deus. A cruz mostra que Deus enviou um substituto perfeito; a cruz mostra a realidade da salvação que vem do perfeito mediador e que não há outro igual. Satanás tenta de tudo para tornar a história da cruz um mito; ele se esforça sobremaneira para que os homens tenham a imagem de Cristo, como alguém que causa dó, ou então ele torna a cruz um conto para ser usado como superstição.
        A verdade, porém é completamente diferente, porque a fé mira o fato que o Justo ocupou o lugar dos injustos; que alguém pagou em meu lugar algo que jamais poderia pagar e quem mesmo o inferno e lago de fogo seriam suficientes, devido à eterna justiça de Deus que fora ofendida, devido às minhas numerosas ofensas. Então, a mensagem da cruz silencia meu ego e só posso abrir minha boca para invocar o nome do grande e bendito salvador. A mensagem da cruz revela ser para mim o motivo de louvor, adoração, humilhação e de grande disposição para santidade. A mensagem irradia a justiça de Cristo, absolutamente perfeita em mim e que é essa justiça que me fará entrar no céu.
        Além de tudo isso, a justiça perfeita de Cristo, mostrada na cruz me faz capaz de entender o quanto o mundo precisa ver essa verdade. Essa justiça me conduz em humildade, me faz entender a situação deste mundo e me capacita a testemunhar aos outros. Os pecadores ficam sabendo que agora o caminho para o céu foi aberto e que homens e mulheres arrependidos podem entrar lá pelos méritos do grande e perfeito Salvador- o Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário: