terça-feira, 19 de dezembro de 2017

CHAMADO AO ARREPENDIMENTO (2)




“Não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento” (Lucas 5:32).
PERIGOSO CAMINHO TOMADO NO PECADO.
        A mensagem deixada pelo Senhor Jesus aos judeus arrogantes é que ele veio ao mundo chamar pecadores ao arrependimento. O Senhor sempre operou assim neste mundo, desde que o pecado entrou. Todos os que foram a ele pela fé, foram sim em sincero coração e cheios de convicto arrependimento. Os orgulhosos querem um Jesus que faça tudo diferente; eles não querem que mudem as suas regras religiosas, camufladas, mas cheias de mentiras. Precisamos entender que o Senhor veio ao mundo para buscar pecadores e que esses pecadores que ele chama são pessoas que verdadeiramente conhecem o arrependimento. Crença sem arrependimento é igual a incredulidade; fé sem arrependimento é irmã gêmea da fé que os demônios possuem; religião sem arrependimento é base para todo tipo de idolatria. Sendo assim, importa que nós saibamos as razões pelas quais importa que os homens saibam o quanto precisam de arrependimento.
        Na primeira lição a bíblia deixa bem claro que caímos em Adão: “Porque todos pecaram...” (Romanos 3:23). O “todos” indica a culpa individual dos homens perante Deus. Isso significa que somos iguais aos nossos pais ali na queda; que nosso prazer foi pela desobediência; que marchamos unânimes em direção oposta; que nosso foco era um paraíso terreno e não celestial; que nosso deus era a serpente, o pai da mentira. O tempo não mudou nada, porque no pecado não evolui para o bem, mas sim somente para um estado maior de degeneração. Se fugimos de Deus, o que queremos? Não decidimos por escolher nossa própria desgraça? Se fugimos da face amorosa do Senhor, não é certo que optamos juntamente pelo homicida, o qual tem maior prazer que sejamos utilizados aqui e depois atirados no terror eterno?
        Olhemos de perto alguns dos nossos irmãos. Miremos Caim. Que diferença temos daquele, cujo coração era cheio de arrogância e prontidão para se irromper em fúria contra o caminho de justiça, o qual Abel escolheu, a fim de chegar ao Paraíso? Dispostos a seguir o caminho da rebelião, eis que todos nós temos a mesma disposição assassina, porque não toleramos que nossa jornada infame seja interrompida pela luz da verdade. Tomamos o mesmo caminho de Caim, porque provamos pelos nossos atos e pensamentos que gostamos do estilo mundano criado por Caim; que desejamos este mel cheio de veneno das paixões e da fama. Ah! Se que decepção as glórias celestiais nos causam! Desejar morar no céu? Por que isso? O desejo infame que habita em nós por natureza é estar longe de Deus e não perto dele.
        Também, por que almejar ir para o céu? Não podemos caminhar em dois caminhos ao mesmo tempo. O caminho traçado por Caim nosso irmão é lindo, largo, encantador e atraente, enquanto o caminho rumo ao céu é estreito e cheio de perigos que somente crentes como Abel podem andar nele. Sendo assim, tudo mostra que se eu e você meu amigo, precisamos ser chamados ao arrependimento, caso contrário não há poder algum que possa nos barrar nessa caminhada perigosa. Nossa natureza caída nos concedeu o prejuízo da cegueira espiritual; nossa visão só pode vislumbrar as aparências e não as realidades das coisas. Somos tão insensatos e loucos, que nem percebemos que as algemas que prendem nossas mãos e os grilhões que prendem nossos pés; pensamos que nossas vestes são lindas, belas, mas nosso estado de vergonhosa cegueira nos impede de ver que estamos com os trajes de prisioneiros, marcados na testa como condenados à morte eterna.
        Não é verdade que carecemos de arrependimento? Se o Senhor Deus não abrir nossos verdadeiros olhos, eis que jamais veremos nossas pisadas por este mundo, a fim de que mergulhemos em humildade, temor e santa confissão e assim vejamos o verdadeiro Salvador à nossa frente!

Nenhum comentário: