quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

OCULTOS NA CRUZ (7)




“Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gálatas 6:14)
A INCLINAÇÃO NATURAL DO HOMEM EM BUSCAR ONDE SE GLORIAR
        A cruz não somente significa o lugar que revela nossa vergonha, como também mostra o quão desprezível somos. Basta mirar o puro e imaculado Cordeiro de Deus, a fim de vermos o quanto ele ficou sozinho e desprezado. Ó, quanto fugimos disso! Aqui no mundo queremos sempre honras e glórias dos homens; aqui queremos ser notados e desejamos a segurança que esperamos dos homens. Mas a cruz anula tudo isso. É por essa razão que a mensagem da rude cruz é tão desprezível e desprezada por nós, porquanto toda realidade acerca de nossa condição tão vil é revelada ali.
        Basta que meditemos um pouquinho em nossa condição aqui, e veremos o quanto partimos para o desprezo. O barulho ensurdecedor deste mundo está sempre ao nosso derredor, mas o tempo e as circunstâncias são suficientes para mostrar o quanto somos desprezíveis. No pecado já somos objetos de desprezo, porquanto a ira santa e justa de Deus paira sobre a cabeça de todos quantos estão fora de Cristo. Satanás o pai da mentira gosta de dizer aos nossos ouvidos que somos melhores, que aqui não vai faltar aquilo que gosto e que tanto sonho. Basta que uma enfermidade nos atinja, e logo vemos o quanto somos empurrados para a solidão. Por mais que nossos amigos e parentes nos queiram, eles são incapazes de nos manter perto deles. Quando as vozes daqui começam a silenciar, então passamos a ouvir as terríveis vozes do além.
        Também, o mundo está dizendo de uma forma ou de outra que somos dispensáveis aqui. O mundo quer os homens por pouco tempo, mas logo o próprio tempo cuida em mostrar que nossa força é vã, nossa beleza é inútil e nossa inteligência é desprezível. Quantos colocam sua confiança na família! Eu sei o quanto a família é de extrema utilidade neste mundo. Mas ela mesma vem dizer que somos empurrados para longe; que a saudade logo será dissipada com o tempo e que cada um há de se virar sozinho. O mundo é assim, pois o pecado entrou para borrifar suas maldições e trazer a presença aterrorizante da morte. O mundo despreza os pobres, mas também despreza o rico quando sua riqueza nada pode fazer por ele.
        A cruz mostra o quanto o amor do Senhor Jesus foi profundo em favor de seus escolhidos. Nosso Senhor viu o quanto fomos atirados ao desprezo, por isso na cruz ele foi exposto para ser zombado, escarnecido e abandonado pelos seus discípulos. Quem é o homem que pode tirar o homem de uma condição tão vil como essa? Então, já que ele tomou nosso lugar, meditemos no fato que ali era nosso lugar, onde todos os poderes das trevas e a ira de Deus chegaria para gritar nossa maldição eterna. Nosso lugar na cruz era de merecimento; seríamos colocados como ladrões e não entre ladrões. Seríamos colocados como assassinos e não entre os assassinos; seríamos sentenciados os piores malfeitores, réus do inferno e do lago de fogo. Atirados na perdição eterna seríamos vistos como os desprezados juntos com outros desprezados.
        O que podemos falar? Crentes, onde podemos nos gloriar, senão na cruz? Qual deve ser a mensagem que devemos ouvir? Não é a mensagem da cruz? O que deve motivar nosso louvor e santa adoração? Não é a mensagem da cruz? O que deve nos manter humildes, contritos e caídos aos pés do Senhor? Não é a mensagem da cruz? Por que correr? Por que se sentir tão ofendido quando a mensagem chega para lhe confrontar? Por que correr à procura de um lugar mais confortável?
        Rapidamente me dirijo aos pecadores arrependidos, para dizer-lhes que o Senhor Jesus veio ao mundo lhes salvar. Se seu coração agora está cheio de arrependimento diante dessas verdades, eis que Ele jamais vai lhe desprezar, jamais lhe lançará fora!

Nenhum comentário: