quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

OCULTOS NA CRUZ (9)




“Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gálatas 6:14)
A INCLINAÇÃO NATURAL DO HOMEM EM BUSCAR ONDE SE GLORIAR
        Amado leitor, somente os santos correm e encontram abrigo na história da cruz, como mostra a letra de um antigo hino: “Certamente eu vou no caminho da cruz com resolução andar”. Para os orgulhosos e endurecidos, não há como achar satisfação na cruz, assim como Paulo achou. Prego com vigor o mesmo que Paulo pregou, porque sei que os santos se sentirão encorajados na fé e no amor, e os pecadores arrependidos conhecerão o lugar onde entenderão sobre o perdão e sobre a eterna redenção que Cristo dá aos que se arrependem.
        Posso afirmar com plena convicção que é na história da cruz que vejo não somente meus hediondos e vis pecados, como também posso ver o real inimigo – o pecado – o qual me dominou e controlou meu ser, até que Cristo veio para destruí-lo e arrancar sua liderança pavorosa sobre todo meu estilo de vida aqui. Ah! Quanta tristeza posso sentir! A cruz mostra o quanto a festa da páscoa é aviltante para a natureza corrompida do homem. Quem chega à cruz, realmente pode conhecer sua história.
        Na cruz não há maquiação, nem deboche. A cruz me leva ao desespero, porque Deus me mostra quem eu era, o que eu sou e o que realmente mereço como culpado. É impossível chegar ao entendimento da cruz e ainda achar culpa nos outros. A cruz mostra meu desamparo e o  fato que eu sou o mais miserável pecador entre todos, assim como Paulo se viu como o principal dos pecadores (1:15).
        A cruz também mostra como é a profundidade, a largura, o comprimento e a altura do amor de Cristo em favor dos pecadores. A forma como ele encarou o pecado não há como explicar, porque ele foi ao ponto de se tornar semelhante ao próprio pecado. A história do meu Senhor se tornando semelhante a mim, sem, contudo se tornar um pecador, é algo que me emociona e todos os santos podem entender isso. Mas, ele se tornado a própria essência do pecado, a própria maldição, não há como explicar, porque Deus, o Pai viu tudo isso: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós...” (2 Coríntios 5:21).
        É a cruz que me desafia a mergulhar nesse amor, para que eu possa experimentar algo que está infinitamente além do entendimento mortal. Sendo assim, eis que a história da cruz é aquilo que deve fazer parte de meu dia a dia; é o que preciso para viver e me relacionar aqui de forma santa e justa.
        A cruz também faz encantar a minha alma com aquele que ocupou meu lugar ali. A história do meu Redentor faz com que o mundo desapareça e fique extremamente mesquinho para mim. A fama, a glória, o prazer e tudo mais se tornem tão ignóbeis, que minha confissão passa a ter um valor incrível: “Eu sou do meu amado, e meu amado é meu”. Isso é fato! Ele, meu Senhor tomou meus pecados sobre si; ele esmagou todo inimigo, me purificou e me santificou de tal maneira que ele me pertencente a ele, sem qualquer culpa ou mancha.
        Assim, a história da cruz realmente me humilha, mas é nessa humilhação que sou erguido à glória. Essa história faz tudo ser diferente, porque nela morreu o velho homem, condenado e vil; foi tirada da minha testa a marca de um condenado e amaldiçoado pela lei. A história da cruz silencia a natureza maligna, descascara o mundo e afasta satanás. A história da cruz, entretanto é a única história que traz ao mundo o brilho da glória de Deus, através do Filho e que mostra o caminho seguro e verdadeiro para o céu.
        A história da cruz é a mais gloriosa história que já foi contada, porque a cruz mostra que na redenção o pecador é transformado, porque a graça veio para realizar algo inaudito no homem. Essa história mostra que a crucificação do meu Senhor foi infinitamente mais humilhante que seu nascimento numa manjedoura. Ninguém jamais foi salvo pela história do natal, mas sim pela história da cruz.

Nenhum comentário: