segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

OCULTOS NA CRUZ (5)




“Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gálatas 6:14)
A INCLINAÇÃO NATURAL DO HOMEM EM BUSCAR ONDE SE GLORIAR.
       Creio que é de vital importância que conheçamos o real significado de estar ocultos na cruz por experiência. Paulo está confessando humildemente sua fé, sua experiência de salvação e é para tal verdade que todos os verdadeiros crentes devem voltar sua atenção. Não é algo que a natureza carnal e arrogante quer confessar; não é algo que se possa falar de boca para fora, porque se não vier do coração, não tardará a mostrar o quanto a carne se sente frustrada.
       Analisemos, à luz da experiência de Paulo antes da sua conversão. Aquele incrível e sincero fariseu tentou por todos os meios fazer o melhor que pudesse para alcançar justiça pelos seus méritos; ele tinha motivos para gloriar-se em si mesmo, em sua religião, em cumprir os requisitos da lei de Moisés. Olhando do ponto de vista de uma religião humana, Paulo foi o melhor e mais tarimbado religioso que já existiu. Além disso, suas motivações eram boas, porque fazia tudo aqui tendo em vista obter uma ressurreição. Mas, assim que conheceu a Cristo, eis que logo percebeu o quanto estava ajuntando lixo e amontoando palhas secas para o fogo eterno. Ele mesmo diz que considerou tudo esterco, diante da perfeita justiça de Cristo.
       Mas não é verdade que o verme quer levantar sua cabeça e dizer o quanto é capaz? Quando os homens se aparecem, mostrando o quanto são religiosamente capazes, é porque a vanglória humana quer despistar-se da cruz. Não há uma mensagem mais ofensiva à natureza maligna do que a mensagem do Cordeiro puro e imaculado, o qual ocupou o lugar de miseráveis como eu. O que mais brilha hoje? É a mensagem da cruz? Claro que não! Por essa razão não vemos avivamento em nossos dias, mas sim a energia da carne se levantando para glorificar a si mesma. Há possibilidade de crentes olharem para outra direção? Podem os salvos por Cristo perderem o foco do calvário e do seu redentor? Claro que sim! Foi isso o que ocorreu com os crentes na Galácia.
       O que Paulo queria fazer era levar aqueles queridos irmãos a mudar a atenção. Satanás havia desviado a atenção deles da mensagem da cruz; eles estavam admirando a lei e suas práticas, as quais não passavam de sombras das realidades eternas. Assim, a força da confissão de Paulo veio para nos estimular em força; a fé daquele grande homem veio para sustentar nossa fé. Paulo não queria jamais voltar ao curso enganoso que seguia quando vivia na incredulidade. Então, seu exemplo de firmeza e confiança contínua deve ser motivação para nós.
       Caro leitor, todo ensino bíblico tem como objetivo nos fazer mirar o Filho de Deus, como sendo ele o único substituto perfeito que veio do céu para ocupar nosso lugar. A mensagem da cruz ocupa toda Escritura. Foi essa mensagem que Abel queria conhecer, porque ele queria entrar no Paraíso celestial. Então tomou todas as providências para buscar no sangue de um cordeiro sua simbólica purificação. Ele aceitou o caminho de Deus e não o caminho que seu irmão tomou.
       Sendo assim, que vejamos os perigos tremendos criados por satanás, tendo em vista nos desviar da verdade. Tudo hoje no meio evangélico conspira contra um viver de humildade e dependência de Deus. A igreja de Deus, o povo de Deus, bem como este mundo mau, deve saber que nossa vanglória é desmanchada na cruz; que silenciamos quando ouvimos acerca da velha história. Os pregadores chamados por Deus não devem parar de pregar essa história; o sangue devem continuamente exibir sua função em relação aos nossos pecados. Que não desviemos dessa mensagem.

Nenhum comentário: