quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

A DESESPERADORA CONDIÇÃO DO HOMEM (14 de 15)



                     
“Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras, concebem o mal e dão à luz a iniquidade. Chocam ovos de áspide e tecem teias de aranha; o que comer os ovos dela morrerá; se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma víbora” (Isaías 59:4,5)
VISTO INDIVIDUALMENTE NAQUILO QUE PRODUZ.
        Estou encerrando a pregação acerca desse tema. Minhas orações é que nosso Senhor venha nos humilhar de tal maneira, que acenderá em nossos corações um real temor a ele. Mas não posso encerrar esse assunto sem mostrar que o pecado produz resultados devastadores. Para mostrar isso eis que Deus mesmo se encarrega de usar figuras de linguagem que nos fazem entender verdades espirituais. Temos visto no próprio texto que os homens são os instrumentos do pecado, a fim de conceber o mal e dar à luz a iniquidade. É isso o que o homem irá fazer aqui, a não ser que ele seja salvo e habita nele o Espírito Santo. A vida neste mundo é a glória de Deus e não nossa glória; a vida aqui é Deus operando sua glória, justiça e santidade por meio de homens e mulheres crentes, caso contrário é o pecado que irá agir e implantar o mal. Noutras palavras, ou é fruto, ou então será espinhos e abrolhos.
        Os resultados do pecado sempre foram e serão devastadores. Talvez algum leitor possa estar pensando que sou muito radical naquilo que creio e exponho. Mas sempre mostrei aquilo que prego à luz da verdade revelada. O próprio texto de Isaías mostra o quanto estou dizendo a verdade: “chocam ovos de áspide...”. Não está dizendo que os homens no pecado vão produzir coisas boas, porque não há ninguém que vai utilizar os ovos de áspide para suas necessidades, assim como usamos ovos de galinha ou de outras aves. Então, aprendamos as seguintes lições:
        1.     A inutilidade do pecado: “chocam ovos de áspide...”. “áspide” é o nome de uma víbora que frequenta lugares secos, pedregosos, entulhos brenhosos e sarças. A picada de uma víbora normalmente é fatal, se não for tratada urgentemente. Essa verdade ilustrada explica bem o que o homem no pecado pode produzir. Onde ele estiver, em casa, no trabalho, numa igreja, etc. ele há de “chocar ovos de áspide”. O que? É verdade isso? Claro! Caro leitor, a vida aqui deve manifestar fruto de justiça, santidade e a glória de Deus, caso contrário tudo terá os resultados desastrosos do pecado.
        Você pode argumentar dizendo que conhece muitas pessoas que fazem o bem; muitos que são religiosos e muitos que até mesmo ajudam outros. Mas o fato é que tudo deve ser visto à luz daquilo que Deus fala e não daquilo que eu penso e acho. Notemos que Jesus não elogiou os líderes religiosos – os fariseus. Ele não os colocou num pedestal de bênçãos; ele não os estimulou a continuar naquela jornada religiosa. Pelo contrário, ele os chamou de “raça de víboras!”. Nosso Senhor contemplou aqueles homens como elementos perversos; que debaixo de suas línguas armazenavam venenos letais contra o povo simples. Nosso Senhor não os viu como elementos úteis na sociedade religiosa. Cada palavra deles era uma picada venenosa que trazia resultados terríveis. Por essa razão nosso Senhor declarou que eles estavam marcados para a condenação do inferno.
        Meu caro leitor, quão terrível é viver no pecado! Quão horroroso é servir o terror aqui, mesmo sendo ignorante acerca dessas coisas! Quão terrível é saber que sem Cristo e a salvação não estou fazendo o bem, mas sim o mal; que não estou elevando meu próximo e engrandecendo ao Deus glorioso!
        Qual a solução? Eis que Deus ordena a todos, homens, mulheres, moças, rapazes, meninos e meninas que se arrependam e se humilhem perante ele. Que todos reconheçam que não há esperança, vida eterna e glória no céu fora do seu Filho. Então, agora é o momento para que pecadores se convertam e que confessem a Cristo seus pecados, a fim de encontrarem nele essa tão grande salvação.

Nenhum comentário: