quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

A DESESPERADORA CONDIÇÃO DO HOMEM (9)



                      
“Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras, concebem o mal e dão à luz a iniquidade. Chocam ovos de áspide e tecem teias de aranha; o que comer os ovos dela morrerá; se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma víbora” (Isaías 59:4,5)
VISTO RELIGIOSAMENTE NAS MENTIRAS DOS FALSOS MESTRES.
        Amado leitor, à luz do que vemos em nossos dias, eis que a situação religiosa mais parece com aquela de Israel, conforme o relato visto no livro de Isaías. A confissão que vemos hoje é também enganosa: “...e falam mentiras...”. Meus leitores devem aplicar-se ao exame minucioso do livro de Deus, porque sem essa disposição não haverá entendimento daquilo que Deus fala.
        Na confissão enganosa: “...e falam mentiras...”, o que acontece? Toda religiosidade é superficial. Quando os homens estão sendo enganados no íntimo, eis que eles também tentam enganar por fora. O trabalho mais ardiloso e letal na alma é tramar mentiras contra Deus. E é exatamente o que mais ocorre em nossos dias, especialmente dentro de igrejas. Quando a verdade do evangelho não chegou para fulminar nossos pobres e iludidos corações, eis que imediatamente criamos armadilhas e ciladas por fora, pensando que podemos escapar de Deus. E eis que logo os shows da carne vão aparecer com fervor e ardor. O que mais falam em nossos dias é sobre adoração. Esse tema supera tudo, até mesmo a mensagem da cruz e ofusca a mensagem do arrependimento. “Adoração” é a febre do momento e todos acreditam que podem adorar a Deus. Mas o que vemos é uma adoração completamente distante da verdade revelada.
        Notemos bem que com esse sistema de “adoração” bem preparada e bem urdida pelas artimanhas dos homens, eis que tudo não passa de fogo ardente da carne. A mentira consegue se ocultar muito bem quando ela se adorna de vestes religiosas, pois fica parecendo bela e sedutora. Ananias e Safira, aos olhos de todos pareciam sinceros e espirituais quando trouxeram a oferta. Mas a verdade é que eles estavam mentindo contra o Espírito Santo, por isso o juízo brotou imediatamente (Atos 5). Os homens e mulheres parecem que são bem espirituais e sinceros enquanto a luz da verdade revelada não chega para descobrir seus corações. Mas é perceptível que estão mentindo contra Deus e fazem isso usando desculpas para não comparecer às orações, ao ensino da palavra. As mentiras aparecem em forma de canseira, ocupação, doença e outras habilidades tramadas pela carne.
        Lembremos bem que quando a boca fala o que não é verdade no coração, eis que os lábios ardem de fervor e de um zelo inexistente. Assim, muitos se consagram hoje, mas amanhã se desconsagram; muitos se humilham hoje, mas no outro dia tudo é desmanchado e cai por terra como uma casa de barro. Mas é preciso apontar a arma da verdade e denunciar essa mentira, antes que seja tarde demais para muitos. Vou lutar em mostrar como essas mentiras se manifestam.
        1.     A mentira aparece na falta de temor ao Senhor. Às vezes há um temor instantâneo. Após ouvir a mensagem a pessoa cai em si, mas logo tudo evapora como fumaça e o estilo de vida levada pela carne e pelo mundo expulsa o temor.
        2.     A mentira aparece também na falta de zelo por Deus e pela glória dele. O homem por natureza é humanista, até que a graça mude seu coração. A falta de zelo por Deus e pela verdade revelada faz com que a pessoa agrade mais aos homens, aos parentes, amigos, filhos, pais e outros do que a Deus. Estamos precisando hoje de homens e mulheres que estejam dispostos agradar a Deus, mesmo que custe o sofrer por estar sendo desprezados, xingados e sofrendo a solidão aqui.

Nenhum comentário: