quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

OCULTOS NA CRUZ (4)




“Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gálatas 6:14)
A INCLINAÇÃO NATURAL DO HOMEM EM BUSCAR ONDE SE GLORIAR.
        Nossa experiência e toda história da raça caída mostram o quanto o homem é inclinado a confiar em crendices. Deus mesmo falou que Israel acreditava num pedaço de pau. Qualquer elemento com motivações erradas, pode utilizar do nome de pastor ou evangelista, a fim de fazer o povo acreditar em mentiras e superstições. O mundo religioso está lotado desses aparatos criados pela incredulidade. Estamos livres disso? Claro que não! Se os crentes não estiverem envolvidos no coração pela verdade conforme as Escrituras, certamente serão enlaçados pelos erros e abominações que atraem a natureza carnal.
        Mas, qual é o ponto de vista de Deus acerca disso? A resposta vem de forma absoluta, pois o que não vem da cruz vem da carne e do mundo. O que não vem da cruz vai erguer o ego e promover a glória humana. Deus afirma em Isaías 64:6 que somos imundos e que nossa justiça é trapo de imundície. O que para nós parece ser bonito, religioso e abençoado, para Deus não passa de algo que é abominável. Será que precisamos entender isso melhor? Claro! Eu sei que quando a mensagem da cruz é exposta, logo a natureza terrena recua e silencia. A crendice chama a festa pagã do coração.
        Foi assim com Israel, porque nos dias de Isaías eles achavam que estavam fazendo grandes coisas para Deus; que estavam praticando os atos mais honrosos da religião judaica. Mas, todas aquelas atividades eram praticadas por elementos que não tinham o temor do Deus de Israel no coração. Tudo era feito na tentativa de manipular Deus e encobrir as farsas de corações carregados de vaidade, idolatria e malícia (Isaías 1). O que Deus disse para eles? “Não posso suportar!” Os homens podem manipular seus ídolos, seus deuses humanos e feitos de barro, mas não o todo-poderoso.
        O que Paulo diz no texto acima? “Mas longe esteja de mim o gloriar-me”. Que lição impressionante! Ali estava um homem que tinha toda experiência e marcas no corpo, as quais podiam dar-lhe todo motivo para se exaltar, se glorificar e atrair a atenção para si. Paulo podia tirar sua camisa e mostrar as marcas do seu sofrimento pela causa do evangelho. Paulo fez pela causa de Deus muito mais do que qualquer outro obreiro já fez, e todos esses feitos poderiam ser ajuntados e mostrados para exibir a natureza carnal, arrogante e idólatra do homem. Mas ali estava um homem que escondeu tudo isso, porque sabia que sua glória estava na cruz e não em seus feitos aqui.
        Posso usar aqui a vida de João Batista. Quem foi aquele grande homem? Todo seu viver foi desprovido de luxo e outras regalias que temos aqui. Mas sua vida e ministério tinham um só propósito: “Que eu diminua e que ele (Cristo) cresça” (João 3:30). Se fosse à busca de sucesso pessoal, sem dúvida seria até mesmo adorado pelos seus seguidores. Mas seus dias finais foram marcados pela solidão na prisão e foi premiado com seu pescoço cortado e sua cabeça sendo oferecida a uma perversa mulher.
        Eis aí o que significam as palavras de Paulo em Gálatas: “Mas longe de mim esteja gloriar-me, senão na cruz...”. A mensagem do evangelho da glória de Cristo proclama unicamente a glória de Cristo e não a dos homens. Onde os homens são exaltados e seguidos, então a glória do Senhor não está ali. Assim, vemos o quanto a natureza caída e depravado do homem precisa conhecer a verdade da cruz, a fim de que os homens saibam que a conversão sincera leva homens e mulheres ao temor do Senhor.

Nenhum comentário: