quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

A DESESPERADORA CONDIÇÃO DO HOMEM (15 de 15)




“Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras, concebem o mal e dão à luz a iniquidade. Chocam ovos de áspide e tecem teias de aranha; o que comer os ovos dela morrerá; se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma víbora” (Isaías 59:4,5)
VISTO INDIVIDUALMENTE NAQUILO QUE PRODUZ.
        Oh! Quanto precisamos saber quão devastador é o pecado! Se o homem não for salvo pela graça, seu coração continua sendo esse poço da corrupção e da maldade. Somente o sangue de Cristo pode fazer a completa purificação, dando ao homem um novo coração que teme a Deus. Precisamos saber que o pecado só traz perigo e que o ambiente é envolvido pela colheita do mal. Tenho mais duas lições que brotam do texto e assim terminarei minha mensagem.
        O veneno letal do pecado: “... o que comer dos ovos deles morrerá...”. Precisamos saber que nada há no homem que possa trazer influência benéfica aos outros. Veja bem, estou tratando aqui de resultados eternos e não meros benefícios momentâneos. Ao lidar com as Escrituras, certamente veremos que é o Deus eterno que vê tudo do ponto de vista da eternidade. Os resultados do pecado serão eternamente destruidores. O ambiente numa família e na sociedade pode ser bom, saudável e confortante, mas sem a glória de Deus presente, eis que o pecado estará ali fazendo seu macabro trabalho. O que os homens estão semeando? O bem? Claro que não! Deus mesmo dá a resposta de forma clara: “Não há quem faça o bem” (Romanos 3:12).
        Não esqueçamos que onde estiver o pecado, logo ele vai se manifestar com seus tormentos e tristezas. Uma serpente logo vai mostrar o quanto seu veneno só traz dor e morte. Uma família pode estar sentindo bem; filhos estão protegidos, todos estão com saúde e trabalhando. Mas acontece que o pecado aparece trazendo vestígios de dor, tristeza e choro. Logo aparece ali o ódio, a separação, o luto, a tristeza, etc. porque não há como evitar a desgraça que o pecado causa em tudo e em todos. O mundo vive tentando remendar essa situação, mas não consegue. O mundo luta com seus próprios meios e projetos para que o mal seja sanado, mas o que acontece é que sem Deus a miséria, o roubo, os vícios, a linguagem obscena, a malícia, a ofensa, a vingança e outros males oriundos do pecado hão de aparecer.
        Nosso Senhor deixou claro para seus discípulos que no mundo eles passariam por aflições. Ele não prometeu um mundo melhor; ele não prometeu um paraíso aqui; ele não prometeu que tiraria a miséria daqui. Onde o pecado estiver, ali estará seus resultados inevitáveis da morte. Mas nós pensamos que logo surgirá uma geração melhor; que nossos filhos serão diferentes. Mas veja o que diz o texto: “...se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma víbora”. Podemos entender isso? Não nos apavora o que Deus está nos ensinando? Pensamos que o mundo vai melhorar. Qualquer ovo é bonito e frágil. Mas o fato é que de um belo ovo de víbora sairá outra víbora, já pronta para matar. Nascemos no pecado; viemos de um Adão caído e condenado.
         Há esperança para essa raça de malfeitores? Posso eu mudar meu ambiente por mim mesmo? Pode de uma poça de agua imunda sair agua limpa? Quem disse que eu sou diferente? Quem disse que minha religião pode mudar? Por acaso mudou Saulo de Tarso? Não era ele uma bateria de maldade e de disposição assassina contra Deus e contra o povo de Deus?
        A resposta está em Deus, somente ele, porquanto ele mesmo, mostrando o quanto a lei nada podia fazer com os homens, prometeu mudar o coração, para dar ao pecador um novo coração para que os homens pudessem temê-lo. Quando Cristo salva o perdido, ele purifica o coração; ele santifica a alma; ele faz o homem capaz de andar em justiça e santidade aqui. Por isso os salvos, são eles mesmos chamados de “sal da terra” e luz do mundo.
        Glória ao grande Salvador!

Nenhum comentário: