quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

“MÃO ENCOLHIDA E OUVIDO SURDO” (10 de 10)



                      
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:1,2).
A TRISTE CONDIÇÃO DO HOMEM REVELADA: “Mas as vossas iniquidades...”
        Finalmente, o texto mostra a reação de Deus em relação aos pecados: “...e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não       vos ouça”. Deus, não somente mostra que sua mão é a mesma mão de poder, suficiente e poderosa para arrancar os pecadores da miserável condição onde o pecado lhes colocou, como também mostra o quanto é o pecado e o viver no orgulho do pecado que fazem com que seus ouvidos não ouçam. Por que ele fala isso? A razão óbvia é que, quando não há intercessores; quando não surgem elementos que comparecem perante Deus, em favor dos homens, eis que os ouvidos de Deus parecem surdos e que seu rosto de amor não está direcionado aos homens.
        No caso de Isaías 59, o contexto anterior nos mostra a provisão do Sumo intercessor – o Senhor Jesus, a fim de ser ele o Redentor do seu povo. Mas a bíblia inteira nos abre o cenário de santos intercessores que se colocaram perante Deus em favor dos homens. Moisés agiu assim, quando percebeu que a fúria de Deus estava acesa para destruir o rebelde povo, o qual aos pés do Monte Sinai fez o bezerro de ouro. A ideia é que homens santos conquistaram a face de Deus em suas intercessões, porque eles bem sabiam que Deus se mantem distante, enquanto não houver quebrantamento da parte de homens caídos no pecado. Deus sempre ergueu homens assim, como Neemias, o qual clamou a Deus, vendo a situação de Jerusalém e de um povo que estava na miséria (Neemias 1). Esdras também aparece como uma figura de real importância na história de Israel, porque viu a miséria espiritual do povo em Jerusalém e prontamente se dispôs a orar, clamar a Deus e persuadir o povo para o arrependimento (Esdras 9 e 10). Quem pode ignorar a poderosa oração de Daniel? (Daniel 9).
        E como está a situação espiritual em nossos dias? Não parece que há um avivamento? Que o evangelho está verdadeiramente sendo propagado? Não parece que a mensagem santa propagou-se uma mudança neste mundo? Parece, mas não é verdade. Estamos vivenciando os dias mais perversos, justamente porque os homens conseguiram maquiar sua condição do coração com os costumes “evangélicos”. A bíblia tem sido propagada, mas como um livro que trata dos interesses materiais; o temor ao Senhor é completamente ignorado; o reconhecimento de que Deus é soberano e santo é desconhecido em geral e a chamada “adoração” não passa de shows da carne, porquanto os ímpios conseguiram unir o mundo com o nome de Deus, de Jesus e de versos bíblicos.
        Que triste situação, quando parece que a mão de Deus está encolhida e que seus ouvidos estão surdos! O que está acontecendo? Faltam profetas de Deus; faltam homens que preguem a verdade, chamando homens e mulheres ao arrependimento; faltam crentes sinceros que estão dispostos a reunir para orar; faltam essas tochas acesas, de corações sinceros, os quais estão percebendo a condição atual e que se voltam para Deus em súplica e intercessão. O braço do Senhor é forte e seus ouvidos estão abertos, mas falta o clamor dos aflitos; faltam homens humilhados, os quais estão à busca desse tão grande salvador e dessa salvação.
        Que esta mensagem de dez páginas venha despertar queridos para o momento tão oportuno, quando precisamos dos céus na terra; da atmosfera da Nova Jerusalém aqui; dessa atuação compassiva de Deus em favor dos homens.

Nenhum comentário: