sexta-feira, 7 de julho de 2017

O AUTOR DA NOSSA FÉ (7)




“Olhando firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:2).
OS RESULTADOS JAMAIS VISTOS MOSTRAM QUE ELE É O AUTOR DA NOSSA FÉ
        A fé é a obra mais impressionante da graça no homem, porque é algo de Deus, provando que o morto passa a ver, entender, aceitar e se humilhar perante verdades eternas ensinadas pelo Espírito Santo. A fé verdadeira no homem mostra o quanto o pecador age ao contrário da forma como agia no pecado. Em seu tempo de incredulidade o homem não passava de um arrogante, desafiador de Deus, achando que era um vencedor em seus caminhos tortuosos, mas agora tudo mudou, porque quando Deus abre os olhos da alma, eis que o verdadeiro homem se manifesta em contrição e arrependimento. A mensagem da cruz é a mais doce história que ele ouviu, por isso o mundo perde a atração. Em 1 Timóteo 1 Paulo afirma que antes, mesmo sendo um religioso fanático, não passava de um perseguidor, insolente e blasfemo.
        Ora, tudo isso explica o quanto é impossível para o pecador por si mesmo crê. Esperar que os homens no pecado tenham fé salvadora para crer em Cristo é o mesmo que esperar que mortos por si mesmos venham a ressuscitar. Eles são espiritualmente cegos, então, como poderão ver o que Deus reservou para os salvos?  Somente quando ouvidos e olhos são abertos pela miraculosa obra da graça é que pecadores ouvem a história da cruz e conhecem a glória do Filho. Se pudéssemos chegar até Saulo de Tarso, antes da sua conversão e perguntássemos a ele se ele cria em Deus, é óbvia que ele diria que sim. Mas sua fé natural lhe impulsionava à missão de assassinar os crentes devido ao ódio mortal que aquele homem tinha de Jesus.
        Vejamos o que está acontecendo agora na vida de crentes em Cristo, porque pela fé e cheios de convicção bíblica estão andando rumo ao céu. Eles fazem isso com a fé que veio deles mesmos? Claro que não! Nenhum verdadeiro crente se envaidece na sua própria fé, porque humildemente se apegam a Cristo, crendo que eles em tudo são o que são porque Cristo triunfou por eles na cruz. A fé que vem do homem deixa os homens religiosamente arrogantes e dispostos na carne a trabalhar para Deus. A fé natural mexe com a carne e encobre o orgulho que só é despertado com a mensagem pura e santa da graça graciosa. Caminhar santa e convictamente para o céu significa que algo sobrenatural ocorreu e que o mundo não pode explicar. Se todos os homens pudessem crer por si mesmos, então é certo que qualquer um pode a qualquer instante decidir caminhar com os crentes na mesma direção.
        Outro detalhe que é de imensa importância está no fato de que pela fé os crentes mostram um viver de vitória neste: “...e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (1 João 5:4). A fé mundana e natural mostra ser pusilânime e derrotada, enquanto o justo é resoluto no combate contra os maus. Pela fé que vem do Autor da fé é que os santos fazem o mesmo que faziam os crentes no passado. Eles vencem a tentação, o diabo e toda promessa mundana. Pela fé os crentes avançam vendo o invisível e caminhando rumo ao céu. Pela fé os santos tomam a palavra e a oração a fim de ganhar força e prevalecer contra as hostes do mal. Pela fé pisam a carne, o diabo e o mundo; pela fé declaram que subirão e que o inferno não os tomará. Como pode jovens, homens e mulheres serem diferentes? Ora, a fé que vem do nosso Senhor, do perfeito Homem foi que o Espírito Santo incendiou nosso coração, conforme a mensagem do antigo hino:
                        Amavas-me Senhor, no fundo do meu peito,
                        Brilhou a doce luz do meu consolador.
                        E com promessas mil do seu amor perfeito
                        Nasceu em mim a fé em que hoje me deleito
                       Meu Deus, que amor! Meu Deus que imenso amor!

Nenhum comentário: