sexta-feira, 14 de julho de 2017

CÂNTICOS QUE PROCLAMAM A SALVAÇÃO (1)



                    
“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor todas as terras. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia” (Salmo 96:1-6)
INTRODUÇÃO:              
        Hoje o que mais falam no meio evangélico é sobre adoração a Deus, tornando o louvor como aquilo que funciona como o “motor de arranque” nos cultos, a fim de atrair pessoas de fora. Também inventaram nomes de “levitas, adoradores” como se fossem elementos espirituais e mais importantes no culto do que a pregação e exposição da palavra de Deus que deve ser entregue por aquele que foi vocacionado para essa função. É notável que os antigos hinos que tanto eram cantados nas nossas igrejas antigamente são reputados como antiquários e sem qualquer valor. Em muitas igrejas que já se adaptaram ao sistema moderno de “adoração”, cantam um ou dois hinos com claro propósito de agradar os mais antigos da igreja. Mas os hinos não colocados entre os “louvores”.
        Eu realmente não tenho a intenção de atacar esses “louvores”. Deixo que Deus mesmo mostre o que é adoração verdadeira a ele. Não quero aqui dizer que os hinos antigos são os mais espirituais ou inspirados, porque estarei mentindo. Se houver alguma música moderna que expresse as maravilhas da redenção será bem recebido para aprendermos e cantarmos na igreja. Eu estou convicto que os verdadeiros crentes não se adaptam a esse sistema moderno de louvores, porque não condiz com a natureza da verdadeira adoração. Também não ouso afirmar que aqueles que cantam os antigos hinos realmente estão louvando a Deus, porque podem fazer isso porque simplesmente gostam das antigas músicas.
        Em João 4:24 o Senhor diz que Deus procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Isso é de grande significado para nós. Não estou declarando com isso que nós aqui estamos adorando melhor do que vemos aí fora, porque é bem provável que muitos que afirmam serem crentes nem sequer sabem do que realmente significa adorar a Deus. Nós pensamos que é cantar, mas o cantar faz parte da adoração. Tomo o texto do Salmo 96, a fim de poder expor o que realmente significa adoração a Deus. Adoração é todo nosso ser envolvido em Deus; é todo nosso ser consagrado a Deus, para amá-lo, admirá-lo e exaltá-lo aqui e para todo sempre, porque para isso fomos criados e fomos salvos.
        Nós precisamos fugir daquilo que não passa de emoção, porque se não formos tomados da verdade conforme está escrito, certamente satanás se apoderará de nossa ignorância para nos fazer contentes num contexto social agradável, sem que vejamos que a vida cristã implica em obediência, luta, oração, santidade, amor genuíno e guerra contra o mal. A maior parte da música que faz parte desse louvor moderno nada mostra da realidade da caminhada para o céu. Queremos cantar os louvores ao Senhor, mas que revelem as glórias da redenção, da longa e terrível jornada que temos pela frente, até a chegada à Nova Jerusalém. Somos peregrinos em terra estranha, as canções daqui não satisfazem nossos corações.
        Realmente, não desejamos ter alegria carnal nos cultos, para logo tal alegria se desfazer como gelo ante as dificuldades nas provações. Queremos sim pisar o terreno da verdade e manifestar isso em nosso testemunho em nossos cultos, onde nos ajuntamos solenemente para adorar nosso Senhor.

Nenhum comentário: