quinta-feira, 13 de julho de 2017

O AUTOR DA NOSSA FÉ (11 de 11)




“Olhando firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:2).
QUANDO NÃO É ELE O AUTOR DA FÉ.
        Para encerrar esta série de comentários acerca do Autor da nossa fé, sei que preciso mostrar o que resulta de uma fé que não vem dele. A inclinação natural não acredita no ato soberano de Deus em até mesmo conceder fé ao pecador para sua salvação. O homem no pecado quer glórias para si, quer pegar pelo menos uma fatia da glória que só pertence a Deus. Ou Jesus é o exclusivo Autor da nossa fé ou depende do homem para crer em Deus para sua salvação. Eu estou certo que meus argumentos, provando biblicamente que tudo vem de Cristo para o pobre pecador em nada há de convencer os homens da sua insensatez em esperar algo bom do homem, mas vou lutar, orando para que o Senhor em sua bondade desperte os pecadores, a fim de humildemente abrigar essa verdade em seus corações para a glória de Deus.
        A primeira lição é que nada no homem funciona para Deus, pois ele está morto. A fé é sinal de que houve um despertamento e de que tudo no pecador passou a funcionar. Fé é sinal de que o homem morto foi ressuscitado e isso indica que houve a atuação vivificadora de Deus na alma, conforme a linguagem do Senhor Jesus: “Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer” (João 5:21). Na morte tudo no homem é travado e dominado pelo poder dessa inimiga e um corpo morto nos dá lições daquilo que acontece no homem interior.
        Percebemos isso pelas reações terríveis e absurdas dos homens no pecado. Os próprios judeus com suas mentes corrompidas pelo diabo tinham reações terríveis ante a verdade exposta pelo Senhor. Muitas vezes quiseram matar o Senhor, mas não o fizeram porque a hora do Senhor não havia chegado. Essas verdades podemos detectá-las agora, porque o homem no pecado funciona da mesma maneira que funcionava a três, quatro mil anos atrás. Os homens querem Deus? Claro que não! Eles dizem que têm fé, mas não é a fé salvadora. Eles querem catar sucesso material e bênçãos financeiras. Mas quando chega perante seus olhos e ouvidos as maravilhas do evangelho, eles imediatamente fogem.
        Notemos bem o quanto eles correm à busca de mentiras religiosas; como insensatamente gastam seus recursos para ouvir mentiras. Em nossos dias essa verdade está bem evidenciada, porque por todos os lugares vemos novas ofertas religiosas, carregadas de belas e lindas mentiras atraem os corações enganados dos homens. Os homens dos dias de Cristo na terra não eram em nada diferentes dos homens de hoje. Se não houver uma intervenção compassiva de Deus é certo que tudo irá de mal a pior. Se o Senhor não se mover em compaixão pelos homens, certamente eles se apodrecerão em seus pecados até que a morte eterna venha e lhes leve para o abismo. A história de Israel está cheia dessas atividades de ingratidão e de arrogância do povo de Israel. O capítulo 9 de Neemias é uma prova dessa manifestação de incredulidade e de revolta dos homens contra Deus.
        Não há possibilidade de mudar o homem; a fé que eles dizem que têm não é a fé que lhes leva à salvação. A fé que eles têm não confessa Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. A fé que eles possuem há de mantê-los no pecado e no caminho largo. A fé verdadeira vem de Cristo, porque é ele mesmo, por meio do seu Espírito quem opera fé. Quando seus atos de misericórdia chegam aos ouvidos eis que sepulcros do pecado são abertos e pecadores saem de sua condição imunda e correm para Deus. Quando Deus chama eis que pecadores vão a Cristo de todo coração. Quando Deus chama, eis que pecadores confessam seus pecados e invocam o nome do Senhor e assim são salvos.
        Glórias ao Autor da nossa fé!

Nenhum comentário: