quinta-feira, 13 de julho de 2017

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (2)




“Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo” (1 João 3:7)
INTRODUÇÃO:
        Permaneço um pouco mais na introdução, a fim de mostrar aos meus leitores quais eram as intenções de João ao tratar desse assunto no texto acima. No capítulo 3 João mostra que os filhos de Deus sabem que são filhos de Deus, sofrem perseguição justamente porque são filhos e percorrem um caminho de pureza, tendo em vista o fato que eles serão semelhantes a Cristo naquele dia: “...Sabemos que quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (3:5).
        Então, João parte para uma exposição clara, mostrando o que é o pecado; o que Cristo veio fazer e assim mostra a diferença entre um filho de Deus daqueles que amam o mundo. Para que entendamos melhor a linguagem do apóstolo é interessante examinar as palavras que ele usa. Por exemplo, João usa a expressão “todo aquele”. Ele não ataca ninguém no meio do povo de Deus; não está afirmando ser este ou aquele salvo, enquanto outros estão perdidos. João está dizendo que se tem alguém que afirma ser crente, nascido de novo, mas que está vivendo no pecado, está amando o mundo, é porque não pertence a Deus.
        Outro detalhe é que João usa muito a palavra “sabeis”. O verbo “saber” no grego é diferente do verbo “conhecer”. Esta palavra significa conhecer por experiência, como é dito a respeito de José em relação a Maria. Diz que ele conheceu sua esposa, no sentido de que ele conviveu sexualmente com ela. Na vida cristã nós os crentes passamos por conhecimento experimental através de provação, de prática em obediência e disciplina da parte de Deus. Mas a palavra traduzida “sabeis” significa conhecimento completo. O que João quer dizer é que muitas coisas os crentes sabem, sem precisar de experiência.
        Para ilustrar, eu tenho três filhos e não preciso de nenhum estudo para saber que eles são meus filhos, nem eles precisam estudar para entender que sou o pai deles. Tem muitas coisas que os crentes em Cristo aprendem por experiência no viver diário, mas outras coisas eles as sabem. Foi isso o que João quis dizer nas frases: “sabeis que ele é justo” (2:29). Os crentes sabem o quanto o Senhor é o Justo salvador e Senhor, que não há engano neles. Eles sabem que podem por toda confiança naquele veio ao mundo para morrer pelo seu povo.
        Foi isso o que João quis dizer: “...e todos tendes conhecimento” (2:20). Tem lições que o povo de Deus já conhece no mundo inteiro, justamente porque os crentes nasceram de Deus. Conheci muitos santos de Deus que já partiram deste mundo e muitos que ainda vivem e eles nunca ouviram nada sobre eleição, predestinação e outros assuntos. Mas eles sabiam das verdades essenciais ao viver deles; eles provaram que amaram ao Senhor, mostrando isso em seu modo de viver. Eles tiveram no coração a mesma confissão que brotou dos lábios do cego que passou a ver: “...eu era cego, mas agora vejo”. Isso significa que há um Professor que está infinitamente acima de qualquer pastor, pregador ou ensinador da palavra. Seus ensinos advindos da cruz transbordam o coração e eles permanecem firmes na fé, porque o Senhor começou a boa obra em seus corações.
        É claro que os santos de Deus se tornam ainda mais sábios e fortes à medida que aprendem da palavra, especialmente para enfrentar um mundo perigoso e cruel, como estamos enfrentando em nossos dias. Satanás tem criado muitos sósias de crentes. Precisamos saber que há diferença entre o justo e o ímpio. É essa verdade que brota do verso 7 de João 3. Que o Senhor nos humilhe, a fim de receber a palavra com prazer e alegria em nossos corações.

Nenhum comentário: