terça-feira, 11 de julho de 2017

MORTOS ESQUADRINHANDO AS ESCRITURAS (11 de 11)




“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas quem testificam de mim” (João 5:39,40).
OS MORTOS ESTRANHOS À VIDA: “E não quereis vir a mim para terdes vida”.
        Quando nosso Senhor declarou aos judeus: “...e não quereis vir a mim para terdes vida”, ele não estava desapontado pela atitude deles em não tomar uma decisão em aceita-lo. Nosso Senhor estava mostrando a condição deles como mortos espirituais, e que devido a essa condição é que eles não viam o próprio Jeová perante eles, conforme as Escrituras mostravam. Eles examinavam as Escrituras, mas à procura de mentiras; mostravam perante o Filho de Deus o quanto odiavam a verdade eterna. Noutras palavras nosso Senhor estava dizendo: “Vocês são defuntos, vocês continuam e continuarão como mortos e nessa condição não querem vir a mim. Não há possibilidade disso porque o pecado lhes matou e agora a vida está perante vocês e vocês obviamente não vão querer”.
        A condição deles era como se alguém chegasse a um defunto oferecendo-lhe ouro, riquezas e outros prazeres. Em nada adianta qualquer promessa ou oferta a um morto, porque em sua condição de morto ele jamais terá uma reação natural favorável. Assim como aqueles judeus, homens e mulheres mortos não vão querer vir a Jesus para ter vida. Eles podem ir a qualquer igreja; eles podem levar suas bíblias, eles podem cantar, gostar do ambiente e até mesmo proferir orações. Mas estão mortos, por isso quando a pregação ressoar do púlpito e a palavra de Deus mostrar as verdades da redenção, dos terrores eternos e da glória do porvir, eis que não haverá qualquer reação à verdade. Seus pensamentos, sentimentos e poder de decisão em relação a Deus estão apagados, sob o domínio tenebroso da morte. Não há nenhum sinal de vida, da presença do Espírito Santo ensinando e comunicando as verdades da salvação. Tudo o que reina ali é o poderoso pecado, enchendo a alma de mentiras e de terrores, quando há qualquer exposição da verdade revelada.
        Então, é certo que não há qualquer poder nos homens espiritualmente mortos para chegar a Deus, assim como não há qualquer reação num corpo morto para agir por si mesmo. No tocante a Deus, eis que homens e mulheres não podem dar sequer um gesto de busca; para Deus seus olhos nem sequer piscam, seus pés estão paralisados, suas mãos amarradas e suas bocas trancadas. As mordaças da morte operam em todo ser do homem em seu estado deixado pelo pecado. Podem gritar, eles não vão ouvir. Podem puxá-los, mas eles não ficarão em pé perante a majestade. Os sinais de vida que estão neles farão com que eles recuem, se escondam e fujam. O poder tirânico do pecado lhes faz com que eles tenham pavor do Senhor; o poder da morte fará com que eles fujam de qualquer luz que indique vida espiritual. Eles ficarão apavorados quando a glória do Senhor se manifestar. Eles estão envolvidos com a morte eterna e o poder do inferno clama para que eles sejam atirados lá imediatamente.  
        Essa é a triste e deprimente condição dos homens no pecado em relação as Escrituras. Mas a verdade é que Deus desperta os mortos. Ele me despertou para sua palavra um dia. Ele tem feito isso com milhares no mundo inteiro, porque sua graça atuante opera neste mundo utilizando a pregação da verdade (Efésios 1:13). Em João nosso Senhor ilustra essa verdade no morto Lázaro. É claro que não havia poder entre os mortos para tirá-lo do sepulcro, mas quando o Senhor se posicionou perante o corpo morto, eis que sua voz ecoou e a vida fez com que o morto se erguesse vivo. É isso o que o Senhor está fazendo neste mundo, porque quando pecadores ouvem a palavra, tudo ao derredor fica paralisado quando eles vão a Cristo. Os sinais de vida aparecem quando homens ouvem a palavra da verdade e humildemente se curvam perante o Senhor e Salvador para serem salvos e assim viver na verdade.
        O evangelho não mudou porque é o poder de Deus que atua no meio dos espiritualmente mortos. Glória ao Senhor! Temos uma mensagem poderosa e no tempo certo Deus aviva sua obra nesse gigantesco cemitério mundano!

Nenhum comentário: