segunda-feira, 17 de julho de 2017

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (4)




“Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão” (1 João 3:10)
A DISTINÇÃO É VISTA NOS ATOS: “...todo aquele que não     pratica a justiça não procede de Deus”.
        A segunda lição aparece agora na frase: “...todo aquele que não pratica a justiça não procede de Deus. Sua forma negativa revela também seu ensino positivo. Aqui está a verdade mais impressionante que mostra a real diferença entre os salvos e os não salvos. O fato é que o mundo tem sim aqueles que parecem ser melhores do que muitos crentes. A religião dos fariseus produziram excelentes homens, como Nicodemos e outros, os quais, vistos do ponto de vista da religião mundana, sem qualquer dúvida mostrariam ser melhores na conduta externa do que muitos outros crentes. Paulo dá o testemunho pessoal de que a vida religiosa que ele vivia como fariseu era de uma conduta ilibada. Essa é a forma mais excelente tomada pela mundo para avaliar a religião.
        Mas é aí que precisamos nos esforçar na compreensão do real cristianismo bíblico. Se não entendermos essa diferença estaremos fadados a cair nos erros terríveis do ecumenismo que se propaga nestes dias malignos. Na frase João deixa bem claro que “...todo aquele que não pratica a justiça não procede de Deus...”. O mundo avalia a religião pela bondade, enquanto Deus avalia pela justiça. O mundo está pronto para condecorar a bondade humana, porque os mundanos veem na bondade os atos de justiça que desponta na religião. Uma sociedade bem religiosa pode erguer um homem como Gamaliel, como sendo admirado e respeitado pelo povo. Mas Deus não vê seus santos assim.
        O homem religioso pode ser bondoso, sábio, segundo a sabedoria humana, mas aos olhos de Deus nada possui da justiça de Deus. Ele se acha limpo e apto para entrar no céu, mas Deus afirma que seu coração é imundo; que sua justiça não passa de trapo (Isaías 64:6). A religião deste mundo vê os homens desse ponto de vista, mas os crentes não vistos assim. Um exemplo de magnífica importância na compreensão desse assunto está em Israel, quando atravessava o deserto na caminhada para Canaã e parou para descansar no território de Moabe (Números capítulos 22-24). A presença daquele povo perturbou demasiadamente o rei de Moabe, Balaque. Por isso ele tentou contratar Balaão, o adivinho, a fim de amaldiçoar Israel por uma soma incalculável de riquezas. Mas o fato é que cada vez que Balaão abria sua boca na tentativa de amaldiçoar, eis que Deus mudava, transformando a maldição em bênção. Qual foi a razão? Deus diz aquele torpe profeta que Israel era um povo abençoado, por isso toda tentativa de amaldiçoar era inútil.
        Assim trago aqui a mesma verdade relativa aos ensinos de 1 João 3:10. Os homens jamais poderão ser justos, enquanto Deus não os declarar justos. Isso só pode ocorrer quando eles são salvos por Cristo. Digo mais que quando eles se tornam justos mediante a justiça perfeita do Filho de Deus, então seus atos serão atos de justiça, caso contrário o viver está manchando. O que estou querendo dizer é que não há qualquer possibilidade de um homem sem Cristo praticar atos de justiça e a razão é simples: não foi justificado. O que a bíblia fala em Habacuque 2:4: “Eis o perverso, sua alma não é reta nele...”. Olhemos Nicodemos com todas as suas virtudes religiosas. Deus afirma que ele não passa de um perverso cuja alma está torta, porque nasceu no pecado. Tomemos o melhor homem do Brasil, mais conceituado e respeitado por todos. Ele foi salvo? Não! Então Deus afirma que não passa de um perverso cuja alma não está reta perante Deus.

Nenhum comentário: