quinta-feira, 20 de julho de 2017

CÂNTICOS QUE PROCLAMAM A SALVAÇÃO (5)




“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor todas as terras. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia” (Salmo 96:1-6)
A ADORAÇÃO DEVE SER CONFORME A VERDADE (vs 3,4)
        Também, nosso cântico deve ter um firme propósito de fé: “Cantai ao Senhor...”. Ele nos salvou; ele nos comprou para que fôssemos povo dele; ele nos tirou deste mundo, a fim de que fôssemos participantes do seu reino, bem como de sua glória. Celebraremos seu nome com júbilo, porque há uma festa em nossos corações. Também tememos o seu nome e estamos livres no coração para amá-lo e adorá-lo.
        Deve haver em nós firme convicção de conhecimento: “Bendizei o seu nome”. Precisamos cuidar para não venhamos a ter mentiras em nosso cântico; lutemos para que jamais desviemos da verdade da redenção e do conhecimento da glória do nosso Deus. Ele é Deus sem meus louvores; ele é e para sempre continuará sendo Deus. Em sua glória e sublimidade em nada ele pode ser alterado, pois é Deus. Nós que fomos beneficiados pela sua graça e compaixão; ele que se aproximou de nós para manifestar sua bondade e amor eterno. Nossos corações estão cheios de louvores, porque aprendemos um pouco acerca dele e assim nossos louvores saem de nossas bocas com sabedoria e discernimento. Devemos estar cheios de temor, para que nossos lábios não venham transmitir profanação e não adoração sincera.
        Outra verdade esplendorosa é que o conteúdo daquilo que cantamos deve estar carregado daquilo que Deus faz neste mundo no meio dos homens: “...proclamai a sua salvação”. A salvação em Cristo abalou as estruturas mentirosas deste mundo. A salvação bíblica é um milagre da impressionante força da graça, pois foi esse Salvador que nos tirou da condenação do inferno, a fim de sermos participantes da sua glória. Não inventamos novos louvores a Deus, pois nossa história é essa. Devemos cantar o fato que na estamos firmados na redenção e que não há qualquer possibilidade de que venhamos a sofrer a ira de Deus. Nossos louvores estão cheios profundas verdades. As ovelhas do Senhor são conhecidas por ele e elas jamais perecerão; os santos estão protegidos aqui, selados pelo Espírito e aptos para entrar na glória.
        Nossos cânticos ecoam a redenção, porque estamos certos que, de uma vez por todas fomos remidos; que o poder do sangue para purificar fez com que nossos pecados fossem todos tratados com o rigor da purificação exigida. Nossa adoração não é adulação a Deus e fugimos das malícias do coração enganoso e enganado. Avançamos em adorar o Senhor, mostrando o quanto estamos dispostos a consagrar nosso ser a ele, tudo porque tememos seu nome e temos prazer em obedecer àquele que nos fez seus filhos.
        Reunimos na mesma fé em louvor, e juntos proclamamos em nossos cânticos que somos frágeis, que a jornada é longa e que sofremos aqui perseguições, lutas e pesares. Nossos cânticos revelam orações e clamor de lábios que invocam o seu nome. Nossa festa é diametralmente oposta a festa pagã. Não adoramos ídolos, mas sim ao Senhor presente no meio do seu povo. Há temor, santidade e pureza em nosso meio. Não almejamos que nosso ambiente seja infestado de emoções carnais. Cuidamos em cantar a verdade, somente a verdade conforme o que nos foi revelado. Sabemos que nosso Deus habita entre os louvores de um povo que tem a mensagem da cruz. Assim mantemo-nos contritos e humilhados perante aquele que agora é Senhor da igreja.  

Nenhum comentário: