terça-feira, 25 de julho de 2017

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (9)




“Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão” (1 João 3:10)
A DISTINÇÃO É VISTA NO RELACIONAMENTO FAMILIAR:       “...nem aquele que não ama seu irmão”.
        João vai mais além, para mostrar o quanto os justos mostram que são completamente diferentes dos ímpios, mostrando isso no relacionamento existente entre no meio do povo de Deus. A incredulidade vil e mortal de Caim já não mais podia aceitar o justo Abel, porque o caminho deste lhe direcionava ao Paraíso, enquanto o caminho daquele era mundano e seus atos provavam. Enquanto os homens estiverem no pecado, eles hão de amar o mundo com seus costumes e religião. Os mundanos sempre hão de se entrelaçar no viver aqui; seus atos sempre vão se combinar e eles vão se unir contra os santos de Deus.
        Para Deus só existem duas famílias: a de Deus e a do mundo. Jesus mesmo deixou bem esclarecido que a família dele era constituída daqueles que faziam a vontade do seu pai. Por isso quem é do mundo há de amar a família mundana, mas quem é de Deus há de amar a família de Deus. Notamos isso com ilustrações. Tomo como exemplo, a mulher de Ló mostrou que não amava o povo de Deus e não queria estar convivendo com Abraão e Sara. Assim que a oportunidade apareceu, eis que foi viver em Sodoma, onde amou aquele povo e ali morreu em seus pecados, juntamente com aquele povo iniquo. Mesmo sendo irmão consanguíneo de Jacó, Esaú não podia habitar com seu irmão, pois sua mentalidade era totalmente mundana. Judas podia andar com os discípulos e foi chamado de apóstolo, mas seu coração não pertencia ao Senhor e seu reino, pois não passava de um avarento, querendo conquistar o mundo para si.
        Na igreja de Deus não é diferente, porque os que são de Cristo há de mostrar amor intenso uns pelos outros. Os justos simpatizam com a justiça, por isso hão de se ajuntar a outros justos. O Espírito de Deus que habita nos salvos faz com que tenhamos interesses em nos unir com o povo de Deus na face da terra e lutar com eles e por eles. Eu moro aqui no Brasil, mas se for para a Alemanha, certamente irei procurar os verdadeiros crentes para estar junto, ter comunhão, ser edificado, edificar outros e adorar a Deus com eles. Vemos isso a partir do capítulo 13 de João que o Senhor, antes de sua crucificação, realmente queria estar a sós com os discípulos, a fim de passar-lhes toda instrução que precisavam. Para isso ele fez com que Judas batesse retirada e assim passou a mostrar aos seus servos o que iria acontecer até sua morte e depois da sua partida.
        Muitos incrédulos entram na igreja e participam do culto e da comunhão existente no meio do povo de Deus. Em Hebreus 6 o escritor sagrado mostra até que ponto pessoas não salvas recebem os benefícios do ambiente cristão: “...foram iluminados e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes d Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro” (Hebreus 6:4,5). Nem todos os que pertencem a uma igreja cristã são realmente crentes. A impiedade mundana é igual água, por isso entra em qualquer abertura. Os santos são conhecidos pela sua fé perseverante, enquanto os falsos crentes sempre voltam atrás quando encontram obstáculos à frente.
        Por essa razão é que a igreja é tão importante. Eu mesmo já lidei com muitos, cuja fé parecia de ouro, mas logo que chegou a provação da palavra, eis que voltaram para o lugar que tanto amavam. O lugar dos mundanos é o mundo, enquanto o lugar do povo de Deus é com a família teremos para sempre, porque foram comprados todos pelo mesmo sangue remidor.

Nenhum comentário: