quarta-feira, 26 de julho de 2017

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (10 de 10)




“Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão” (1 João 3:10)
A DISTINÇÃO É VISTA NO RELACIONAMENTO FAMILIAR:       “...nem aquele que não ama seu irmão”.
        O justo não somente é visto por Deus como completamente diferente do ímpio, como também ele mostra isso no viver e como procura um ambiente dos justos. A família dos justos é composta de homens e mulheres que também foram justificados pela fé. Por essa razão é que passo a mostrar o quanto essa verdade é importante, conforme João nos mostrar no verso 10: “...nem aquele que não ama seu irmão”. Se não houver em meu viver qualquer interesse em conviver com o povo de Deus, cantar com eles, orar com eles e andar com eles, então é fato que não há sinal de fruto de justiça no viver.
        Quando não amo os irmãos em Cristo, significa que não estou amando o princípio de separação bíblica. O mundo segue os padrões do mundo, mas os salvos seguem os padrões bíblicos de santidade e pureza. João deixa bem claro no cap. 2 que os que amam o mundo, o amor do Pai não está neles. Isso significa que não é crente, que não habita na pessoa o Espírito Santo. Também é óbvio que se não amo os irmãos em Cristo nem desejo estar com eles nos cultos é porque não quero sofrer o mesmo sofrimento que eles passam aqui. O mundo sempre odiou e não vai deixar de voltar-se em ódio contra os santos de Deus. É fato que o sofrimento pelo qual os justos passam nem sempre é mostrado em perseguição. Os santos enfrentam duras provações, porque são bravos na guerra contra o mal, contra a impiedade ao derredor. Eles dia a dia batalham pela pureza no viver, a fim de agradar a Deus nessa caminhada até ao lar celeste.
        Há também um espírito de fé que une os santos. Todos eles têm a mesma fé no Salvador e Senhor; em todos habitam o mesmo Espírito e eles amam a verdade revelada. Por essa razão eles são unidos aqui, cantam o mesmo louvor e oram uns pelos outros. Outro fator importante na vida dos justos é que eles são pessoas simples. A igreja do Senhor é constituída de homens e mulheres que não têm luxo nem ideias elevadas acerca de si. Todos são amados igualmente, porque o preço na cruz foi pago para todos e não há um crente sequer que tem um posto mais elevado na redenção. Aquele que foi salvo hoje pela graça está na mesma condição que aquele que foi salvo a cinquenta anos atrás. Todos entrarão no céu pela justiça de Cristo. Salvação é diferente de galardão. Muitos terão mais galardões do que outros, porque trabalharam mais aqui. Mas a salvação é igual a todos. O ladrão que foi salvo entrou no céu da mesma forma que Saulo de Tarso.
        Ora, esse sistema divino no meio do povo de Deus irrita o mundo, porque o mundo é norteado pela vaidade. No mundo vemos posições e lutas para dominar uns aos outros. Esse é o reino terreno que difere diametralmente do reino de Deus, onde há um só Senhor, enquanto todos são servos.
        Diante dessas solenes e eternas verdades, a pergunta é se você foi salvo, justificado e feito assim participante do povo de Deus. Veja bem se você foi perdoado e purificado pelo sangue do Cordeiro de Deus, o qual foi entregue pelo Pai ali na cruz. Veja bem se agora você pode ter certeza que é salvo e está assim satisfeito com Cristo. Senão, o momento agora é para que você se curve perante o Senhor Jesus, pedindo a ele para que tenha misericórdia de sua pobre alma e que lhe salve completamente, dando-lhe paz com Deus em seu coração. Ele está perto de todo aquele que invocar seu nome, pedindo-lhe que venha salvar sua alma.

Nenhum comentário: