quinta-feira, 27 de julho de 2017

CÂNTICOS QUE PROCLAMAM A SALVAÇÃO (10 de 11)




“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor todas as terras. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia” (Salmo 96:1-6)
CONVIDADOS A CONHECER SUA PRESENÇA.
        Quando contemplamos pela fé a glória de Deus somos tomados de santo temor em nossos corações, nosso viver passa a ser de santidade e nossa adoração toma o rumo da piedade verdadeira. A glória de Deus em nossos dias, muitos falam dela, mas poucos a conhecem. Nestes dias tão apimentados de humanismo a tendência é exaltar o homem e ostentá-lo naquilo que os homens consideram ser glorioso. Mas o evangelho poderoso nos leva a ver a miséria humana, sua ruína e sua maldade. Quando homens se convertem eles passam a ver a glória de Cristo e é isso que faz abrir suas bocas, a fim de glorifica-lo com temor e tremor.
        A glória de Deus declara que ele é autossuficiente; sua glória quando manifesta faz com que sejamos despidos de nossa justiça vã e consequentemente de nossa vaidade. O pecado veio para engrandecer o homem, mas a mensagem santa veio para coloca-lo em seu devido lugar. Homens santificados pela graça começam a perceber coisas que antes não viam; seus olhos vão sendo abertos gradativamente e eles vão crescendo à medida que se humilham perante o Senhor e sua palavra. O pecado encobre nossa visão e não percebemos quão terrível e profunda foi nossa queda, mas mesmo assim somente a graça para nos mostrar onde foi que chegamos e quão profundo foi o poço da perdição (Salmo 40). O pecado faz com que vejamos Deus como algo tão minúsculo, enquanto somos nós mesmos elevados para receber a glória que pertence a ele somente.
        Então, o resultado do pecado é mudez. Nosso infamado orgulho não permite que curvemos perante aquele que é Senhor, glorioso, cheio de amor, santo e perfeito em todas as suas obras. O efeito do pecado não permite que oremos, que caiamos aos pés do grande Deus; não permite que vejamos ser ele o salvador, enquanto nós os perdidos. O efeito do pecado tranca nossas vozes, por isso não há qualquer desprendimento para exaltar aquele que em todos os detalhes mostrou seu amor aos perdidos e que veio nos servir.  Dar a glória a ele? É impossível para corações encharcados de soberba. Quando homens pensam que estão fazendo isso, na realidade estão adorando seus ídolos e reverenciando como se fossem Deus. Olhemos a arrogância de Israel no deserto; vejamos como foi que eles, mesmo cheios de conhecimento prático de tudo o que ocorreu no Egito, mesmo assim foram habilidosos e ativos para fazer o bezerro de ouro e adorá-lo (Êxodo 32).
        Oh! Quão infame é o pecado! O culto a Deus que pode promover sua honra e glória só pode ser realizado por homens e mulheres cujos corações foram esmagados pela visitação compassiva de Deus. O culto a Deus é o enaltecimento de sua glória e majestade. Se essas verdades não tomarem posse de corações, certamente homens e mulheres não adorarão ao Senhor. Eles vão criar seu sistema próprio de adoração; eles vão rejeitar o método bíblico, porque desconhecem a natureza e a grandeza da salvação. Deus estendeu sua graça aos pecadores, a fim de que eles fossem arrancados pela raiz deste sistema perverso, a fim de viver para Deus. A salvação bíblica nos posiciona a viver pela fé, adorando ao nosso Senhor porque estendeu sua mão para nos arrancar da penalidade do pecado. A salvação bíblica nos conduz aqui, preparando o povo salvo para ocupar a glória eterna que há de vir.

        




Nenhum comentário: