sexta-feira, 21 de julho de 2017

CÂNTICOS QUE PROCLAMAM A SALVAÇÃO (6)




“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor todas as terras. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia” (Salmo 96:1-6)
AS RAZÕES DA ADORAÇÃO A DEUS (vs. 4-6)
        Os versos 4-6 nos levam às razões da adoração a Deus. O avanço do ateísmo e do humanismo tem enchido este mundo de ignorância religiosa. O mundo já é por natureza ignorante, mas a situação fica terrivelmente crítica quando vemos essa indiferença à glória de Deus dentro das igrejas. O que temos hoje é uma manifesta queixa contra Deus e a vitimização dos homens, como se Deus fosse culpado da desgraça pela qual os homens passam. Em Israel foi assim nos dias dos grandes profetas Isaías e Jeremias. Faltava à nação o temor a Deus e nem mesmo as advertências dos servos de Deus mudavam a situação. Eles estavam endurecidos e obstinados contra Deus; acreditavam que estavam certo e Deus estava errado.
        Mas o fato é que a fé genuína e biblicamente racional se apercebe da grandeza de Deus. Os verdadeiros crentes se humilham perante a grandeza de Deus, enquanto a incredulidade se ergue na disposição de não dar a ele a glória que lhe é devida. Esse espírito de arrogância e de desprezo a Deus aparece para encobrir a glória do Senhor, como ocorreu no templo em Jerusalém nos dias de Ezequiel. Nós os crentes não estamos livres desse perigo e se afastarmos da verdade que nos foi entregue, certamente cairemos nas armadilhas. Satanás quer encher as igrejas evangélicas de uma suposta adoração a Deus; ele quer que pensemos que estamos adorando a Deus, sem que percebamos que o pai da mentira que está sendo adorado. Que o Senhor em sua misericórdia venha visitar seu povo e nos livrar dessa grossa camada de vaidade que tem tapado os olhos da multidão.
        A primeira verdade da qual devemos nos apoderar é que tudo em nós e ao nosso derredor proclama a grandeza de Deus. O pecado entrou em nosso ser para eliminar a glória de Deus, conforme vemos em Romanos 3:23. Não somente somos cegos para a realidade das coisas, como a natureza corrompida recusa dar a Deus a glória que lhe é devida. Toda nossa estrutura física interna e externa revela a glória de Deus. Realmente somos milagres vindos do Criador, porque não há possibilidade de que os homens imitem essas coisas. Sendo assim, os crentes devem ser consagrados inteiramente a ele. Nossa voz, nossos pensamentos, bem como cada item de nossos corpos. Essa consagração não é algo facultativo, mas sim deve o normal no viver.
        Mais do que isso, tudo em nós mostra que é loucura dedicar nosso ser ao mundo e aos ídolos. A fé nos faz voltar ao bem senso; a fé bíblica nos acorda, nos tira desse ambiente que empurra milhares à destruição eterna. Somos do Senhor em cada detalhe e à medida que meditamos nisso somos tomados de um intenso prazer e santo temor. Usar nossos corpos como instrumento da iniquidade é uma atitude louca e imbecil. É dar ao pecado a glória que pertence ao Senhor. Nossas bocas devem estar cheia de seus louvores; nossas mentes devem ser o santuário da verdade bíblica; nossas emoções devem estar fervendo de sentimentos santos e puros.
        Enfim, nosso corpo inteiro deve ser a casa de Deus, a fim de que adoremos ao Senhor, firmados em sua verdade revelada. Assim nossos cultos serão cultos agradáveis a ele: “...que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1).

Nenhum comentário: