quarta-feira, 28 de agosto de 2013

URGENTE MENSAGEM AOS PECADORES (9)




 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-O enquanto está perto” Isaías 55:6

         Prezado amigo, já passamos pela primeira parte desse verso lido. Ah! Assim que os seus olhos espirituais forem abertos, você poderá compreender a grandiosidade do amor de Deus. O que temos apresentado aqui são os tesouros eternos cujo valor é infinitamente maior do que qualquer riqueza que este mundo possa oferecer. Os olhos da carne não podem apreciar; os ouvidos canais são incapazes de detectar essas coisas santas e gloriosas. Você é uma pessoa bem-aventurada se o Espírito de Deus está lhe conduzindo ao entendimento dessas preciosidades provenientes da cidade celestial as quais se encontram à disposição do pobre pecador.
         Na segunda parte do verso vemos o seguinte: “invocai-O enquanto está perto”. Agora vemos o pecador diante do Salvador Bendito; agora o condenado ao juízo eterno se vê perante o Advogado celestial; agora a alma enfermada pelo pecado se acha perante o Grande Médico; Agora o aflito e desesperado se encontra diante daquele cuja misericórdia dura para sempre; aquele que buscou com tanta ansiedade finalmente achou o que tanto anelava sua pobre alma; era um errante viajor que achou o caminho certo rumo ao lar; era o filho pródigo que agora voltou do mundo para achar a presença bondosa do seu Pai; a alma faminta se vê agora diante da farta mesa do banquete da Graça; a alma sedenta finalmente achou o Rio da Água Viva a fim de beber dessa água para nuca mais ter sede.
         Creio que pude pintar em vívidas palavras o quadro espiritual dessa frase final de Isaías 55:6: “Invocai-O enquanto está perto”. Antes a alma não tinha achado o Senhor; nunca tinha entendido a realidade de sua triste e drástica situação, mas o Espírito Santo lhe convenceu do seu pecado e de sua condenação merecida; chegou à compreensão que seu coração era não somente pervertido como também um poço do pecado; que a descrição da lei de Deus a seu respeito era de um transgressor que havia voluntariamente quebrado a perfeita lei de Deus; pode perceber que seu caminho aqui neste mundo era o caminho largo que lhe direcionava à perdição, e que estava à mercê do juízo. O que ele fez? Procurou o Senhor; procurou ouvir a palavra da verdade e ficou sabendo que suas obras de nada valiam diante do Justo Deus; percebera que todo seu esforço era fruto inútil das atividades carnais. Agora, pela fé a alma operada pelo Espírito Santo se vê diante do Salvador> O que vai dizer? Vai apresentar quais argumentos perante o Senhor que é Justo e Santo? Vai tentar se desculpar? Vai se justificar? Não! A alma que havia buscado ao Senhor age como a noiva narrada no livro de Cantares, vai buscar seu noivo amado até achá-lo, e agora que está diante dele, eis a oportunidade de nunca mais perdê-lo. Eis aí a chance, é uma ocasião inédita. Deus em Sua misericórdia estendeu Sua mão, se inclinou para o aflito e abatido de espírito, confrontou-se com o pecador. É o dia da visitação salvadora de Deus.
         Aquela alma sabe do seu triste estado, e no íntimo ela pergunta: “Quem me poderá salvar?” E a resposta vem da Palavra inspirada: “Cristo que verteu seu sangue”. A ovelha errante foi achada, e ela vê diante de si, pela fé, o Bom Pastor pronto para lhe socorrer e arrancá-la da triste aflição. A alma Foi ao Filho de Deus porque justamente Ele é Maravilhoso. Ele mesmo afirmou que o pecador que vai a Ele jamais o lançará fora. O mundo não entende isso porque não sabe o que é o encontro entre o pecador e o Senhor Jesus Cristo. Mas isso não importa, isso não cabe ao mundo. O mundo já desprezou o Senhor, e o pecador que foi a Cristo desprezou o mundo; abominou o caminho mundano. Agora pode invocar o Senhor, porque Ele está perto. Por que não? Grande e Poderoso é o Senhor. Os Seus ouvidos estão abertos para ouvir a voz do cansado. Ali estava o Senhor na casa de Simão que o convidara para o jantar. Eis que de repente entra uma mulher, pobre alma aflita e desesperada. Ela estava sentindo a enormidade do seu pecado; tremendo fardo estava sobre si. Mas, ela havia procurada o Salvador Bendito, e seu coração anelava por achá-lo. Finalmente achou. Ah! Ela não importou com o desprezo das pessoas, ela olvidou toda carranca humana porque seus passos prosseguiam firmes para o interior da casa de Simão.
         Aquele que veio ao mundo buscar e salvar o perdido estava ali, e o interesse principal do Senhor não era aquela farta alimentação da mesa, porquanto seu ministério era salvar almas oprimidas pela tirania do pecado e de Satanás. Os olhos cheios de compaixão do Bendito Salvador fitaram aquela mulher. Ela estava chorando, e suas lágrimas não eram produtos de sentimentalismo vazios, não, porque estava ali um coração que somente queria ouvir de Deus Sua palavra de perdão. Ela não tinha paz no coração, aquela paz que era usufruída por uma alma que estava em retidão com Deus, pois havia ofendido ao Santo Senhor, havia quebrado Sua Santa e Justa lei; era alguém que realmente sentia sua culpa e de maneira nenhuma estava ocultando seu pecado, ela foi ali para estar perante o Messias prometido. Da Sua boca, conforme a narrativa de Lucas 7, não saiu qualquer palavra. Para que? A fé que o Espírito de Deus operara em seu coração não precisava falar usando a boca física, porque o Senhor já conhecia o seu coração, e ela falava no coração.
         O Senhor é assim, Ele vê o coração, e atenta bem para a petição feita por um pecador realmente arrependido. Ali aos pés do bondoso Salvador estava alguém assim, e toda a sua atitude refletia sua genuína fé. Se ela usasse palavras para comunicar seu coração ao Senhor, ela diria: “Senhor, eu pequei, contra ti, somente, tem misericórdia de mim perdoando meus pecados, limpando meu coração e concedendo-me a paz que vem do Alto”
         Meu amigo, isso é o que significa “invocar o Nome do Senhor para ser salvo”. Deus não tem nenhuma apreciação por qualquer oração, por qualquer reza, por qualquer choro, se ainda o pecador não foi ao Senhor para ser salvo. Religião sem uma conversão a Cristo para obter o perdão das culpas e a salvação da alma, é a mesma coisa que misturar ajuntamento solene com a iniqüidade, e o grande Deus diz em Isaías que Ele não pode suportar isso. Ninguém pode ter comunhão com Deus sem ter nascido de novo. Pode ter comunhão com qualquer outro deus, e tem muitos deuses por aí, é somente escolher aquele que seu coração mais desejar. Mas, meu amigo, tentar achegar-se ao Deus vivo e verdadeiro, comparecer à presença do Deus Santo para oferecer culto e adoração sem ter nascido de novo, é puramente engano do coração. O pecador sem salvação se acha nas trevas, e não pode ter comunhão com a Luz Bendita e Gloriosa. Porém, o pecador sem salvação pode chegar ao Trono de Misericórdia para obter de Deus a redenção de sua alma, o perdão de seus pecados. Aquele que está perdido pode ser achado por aquele que se entregou a Si mesmo para resgatar o pobre pecador de seus pecados.

Nenhum comentário: