quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A CAUSA DE LEVANTAMENTO E QUEDA (3)




            "Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para a ruína como para o levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos  de muitos corações". Lucas 2:34,35
        
         Amigo leitor, mergulhemos mais profundamente nos pensamentos do Espírito de Deus através destes dois versos. Simeão tomou aquela criança nos braços e fala coisas que deixam Maria e José realmente perplexos. Eis que Simeão, depois de falar com Deus em tom de louvor por ter cumprido sua promessa, em fazê-lo ver a salvação, volta para Maria a mãe do menino e apresenta alguns mistérios concernentes aquela criança.
         Por que Simeão não se dirigiu  a José para falar o que ele falou para Maria, não sei explicar. Deduzo que é pelo fato que José viveria pouco tempo e que ainda novo haveria de morrer. Maria, pelo contrário acompanharia o ministério do Senhor Jesus, como de fato aconteceu. Ela chegou a ir até perto da cruz para com tristeza ver a morte de seu filho, como teve a alegria de participar da notícia do triunfo da ressurreição. Pelo relato de Lucas no seu livro de Atos, vemos Maria na companhia dos discípulos esperando a descida do prometido Consolador.
         O que Simeão fala para Maria quando ela estava ali no templo para dedicar a criança, é algo digno de séria observação. Esta mensagem é para aqueles que encaram a palavra de Deus seriamente; é para quem leva à sério a inspiração das sagradas letras, crendo que cada palavra dita, merece profunda atenção para tirar lições preciosas para nossas vidas. O que Simeão falou para Maria, totalmente dirigido pelo Espírito Santo, não é meras palavras que foram soltas atoa. A respeito daquela criança que estava ali indefesa sob os cuidados humanos daquele casal, havia um verdadeiro mistério que o homem não podia sondar, nem tampouco poderia entender. Tinha que ser por revelação, e essa revelação o Espírito de Deus passou para Simeão para que este  falasse com Maria e ficasse assim registrado para que agora pudéssemos entender.
         Convido o leitor atencioso para penetrar comigo nestes dois versos de Lucas 2:34,35   pois temos muito o que aprender. Simeão diz para Maria: Eis que este menino está destinado tanto para ruína, como para levantamento de muitos em Israel. Vamos descobrir os mistérios deste verso lido. Simeão está apontando o que Jesus será para a nação de Israel, e o que ele apresenta a respeito do Senhor, é exatamente o que Jesus é para os homens em geral, em qualquer lugar e em qualquer tempo.
         Em primeiro lugar vemos o mistério, que Jesus estava destinado para ruína e para levantamento de muitos. O que é que o Espírito Santo está querendo ensinar com isso? Ele está querendo dizer que Jesus teria um ministério de causar quedas em muitos homens, e levantar muitos? É exatamente isso o que está escrito, e não podemos adicionar nada mais, porque fazendo isso estaríamos profanando a Santa Palavra. Parece incrível, mas é a verdade como está escrito. Isso que Simeão diz para aquela mamãe, é precisamente aquilo que vemos a respeito do trabalho do Filho do Deus vivo com relação aos homens, e derruba por terra tantas falsas idéias que os homens carregam no que diz respeito aquilo que Cristo veio fazer. Vamos pois ao texto para averiguarmos de perto aquilo que Simeão falou. Ele disse para Maria que aquela criança estava destinada para a ruína de muitos.

Nenhum comentário: