domingo, 25 de agosto de 2013

QUANDO A IRA CHEGA DE FORMA SÚBITA




Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá; eu, eu mesmo, os despedaçarei e ir-me-ei embora; arrebatá-los-ei e não haverá quem os livre” (Oséias 5:14).
         Caro leitor veja a outra forma como a Ira de Deus vem sobre os pecadores impenitentes. Chega também de forma súbita. Os homens no pecado desconhecem esses fatos; as multidões são levadas pelo espírito de engano, ao achar que estão debaixo dos favores amorosos de Deus. Homens e mulheres que vivem no pecado nada sabem do poder da Ira de Deus, pois são convencidos no íntimo de que Deus é um ser semelhante a papai Noel – todo feito de bondade e que vive para distribuir todo tipo de bênçãos e graças.
         Mas o fato é que homens e mulheres no pecado estão debaixo da Ira, pois em seus corações correm para longe do Filho; são rebeldes contra a provisão eterna para a salvação de suas almas (João 3:36). Caro leitor, saiba que da mesma maneira que a ira vem como traça, a Ira santa e justa do Senhor sobrevém contra os ímpios de forma súbita, inesperada. Veja no texto o que o Senhor diz para os rebeldes em Israel e Judá: “Porque para Efraim serei como um leão e como um leãozinho, para a casa de Judá...”. São palavras que devem suscitar temor e tremor aos corações, a fim de produzir o efeito santo de arrependimento e humilhação por parte dos pecadores perante o Salvador.
         O que significa isso? Os homens precisam saber que Deus em Sua Ira visita os pecadores como se fosse um leão. Noutras palavras, homens e mulheres são pegos de surpresa na Ira de Deus, assim como um leão espreita a vítima e a ataca para matá-la. Foi exatamente isso o que aconteceu com Herodes (Atos 12). Aquele monarca arrogante teve seu coração exaltado quando foi chamado de “deus” pelo povo. Então, imediatamente foi fulminado pelo poder visitador da Ira de Deus, causando-lhe morte súbita. A ira de Deus veio sobre ele como um animal predador abocanha sua presa. Foi assim também com a população de Sodoma e Gomorra (Gênesis 19). Tudo estava aparentemente lindo ali, indicando que a vida seguiria em sua normalidade. Mas eis que toda população foi visitada pela fúria de Deus; o Senhor na Sua Ira chegou subitamente, pegando toda população desprevenida, e assim todos encontraram a morte.
         Caro leitor, não podemos ignorar os solenes avisos do Senhor! É perigosíssimo andar neste mundo, achando que tudo está indo bem, porque tem conforto, saúde, casa, dinheiro, amigos e outras coisas tão buscadas aqui. Com a Ira de Deus sobre suas cabeças, homens e mulheres não percebem que terríveis e fatais ciladas estão armadas contra eles; que as flechas da Ira podem lhes atingir a qualquer momento e que somente e tão somente a misericórdia de Deus pode lhes arrancar dessa condição tão perigosa e letal para suas almas. Milhares têm partido deste mundo, porque são surpreendidos pela visitação de um Deus em Sua Ira santa e justa. Milhares são abordados pela morte por meio de acidentes, de uma parada cardíaca, da crueldade de um ladrão e de outras formas que Deus usa para mostrar o poder da Sua Ira (Romanos 9:22).
         Só tem um meio para que o pecador possa escapar. O livramento está no sangue do Cordeiro: “E o sangue de Jesus, o Filho, nos purifica de todo pecado” (1João 1:7). Não tem igreja, nem oração, nem pastor, nem padre, nem papa, nem reza, nem caridade, etc. Tudo isso não passa de palha que é queimada no fogo da fúria do todo poderoso. Homens e mulheres são chamados ao arrependimento! Homens e mulheres são chamados à contrição; são chamados a descer do orgulho religioso, da vaidade carnal, da vida ímpia e profana. O Salvador veio buscar perdidos; veio tirá-los do perigo eterno que rondam suas almas.
         Eis agora o tempo sobremodo oportuno; eis agora o dia da salvação!

Nenhum comentário: