sábado, 31 de agosto de 2013

A PORTA ESTREITA (10 a)




 Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”(Lucas 13:24)
A PORTA ESTREITA (continuação)
Prezado amigo, o propósito de Cristo ao falar sobre “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”, como disse anteriormente, é que Deus está tirando toda confiança carnal, toda confiança vã. E Ele está levando o pecador a ver sua própria calamidade. E que não há socorro nem livramento aqui no meio dos homens. O socorro vem do Alto. O trono de Deus está armado e ali o grande Sumo Sacerdote está assentado; e Ele está pronto para receber qualquer pecador que se humilhar perante Ele e clamar pedindo a sua salvação.     Então amigo, vá ao Senhor, como você vai ao médico para tratar de sua enfermidade física. Confie naquele que pode tratar eficazmente das chagas da alma. O seu castigo, o castigo do pecador, Cristo sofreu em seu lugar. Toda maldição aterrorizante que o pecado traz aqui e lá na eternidade o Filho de Deus recebeu sobre si. Satanás e todo o seu exército inimigo que escraviza no reino dele estabelecido aqui, e que a Bíblia chama de império das trevas, sim, todo esse poderoso esquadrão já foi derrotado triunfante e eternamente ali na preciosa vitória da cruz. A obra é feita pela graça de Deus, e essa graça é eficiente e suficiente.
  Não há quem possa livrar um pecador do poder do pecado, da pena do pecado e da presença do pecado. É a Graça de Deus que faz isto. É a incrível história do amor de Deus pelo seu povo. Essa maravilhosa história é para ser narrada, é um romance de Deus. É Deus quem procura o perdido. É Deus quem procura o perdido, é Deus quem encontra o perdido jogado nas trevas, preso em grilhões. E esta preciosa verdade pode ser a sua experiência, e o Deus da revelação bíblica se interessa pelo seu bem-estar eterno. Você pergunta: Será que há perdão para mim? Será que posso desfrutar desse amor eterno? Será que Deus se importa com um pecador como eu, cheio de pecado como eu estou? Ah meu amigo, pode descansar nos braços do Onipotente. Pode confiar nesse amor que não muda jamais. Você nem pode imaginar a glória da salvação. Todas as promessas dos homens são promessas tolas, vãs. Sua maior necessidade é de conhecer Jesus. Ele é melhor do que a sua saúde. Ele melhor do que a prosperidade. Ele é melhor do que as amizades e Ele é melhor ainda do que o céu. O Bom Pastor está á procura das ovelhas Dele. Há hoje alguma alma aflita e escravizada no pecado?
Prezado amigo, prossigamos juntos vendo as maravilhosas riquezas da doutrina da salvação eterna. O entrar pela porta estreita explica a impossibilidade humana. O pecador pode entrar fácil numa igreja. Qualquer um entra. Pecador pode ser batizado em qualquer igreja várias vezes. Qualquer um pode fazer isso. O pecador pode até ser zeloso quanto a qualquer doutrina. Vemos muitos zelosos pela doutrina da sua igreja. Pode saber tudo sobre a volta de Cristo, analisar profundamente a respeito do arrebatamento, da grande tribulação, do milênio, mas isso não significa que o pecador já tenha atravessado a porta estreita. Não! Amigo, que sua alma seja afastada desses enganos. Nada disso indica que a pessoa tem nova vida. Amigo, a Bíblia conta a respeito de Joás. Ele parecia um genuíno crente, ele subiu ao trono em Jerusalém bem novo. Ele parecia um trabalhador na causa. Ele começou a consertar o templo, procurou o bem da Casa de Deus, mas a Bíblia diz que quando Joiada morreu, quando expirou aquele líder espiritual que guiara o jovem rei desde sua infância, quando Joiada saiu da frente pela morte, então Joás mostrou o que ele era. Ele não tinha nada de convertido por dentro. Ele era um lobo enjaulado. Ele um homem corrupto na alma, um assassino.
  A Bíblia fala de Judas. Ele seguia a Jesus. Ele parecia um crente. Ele parecia um amigo de Jesus desde a infância. Ele fez milagres também. Ele expulsou demônios. Ele tinha o título de apóstolo. Mas sabe quem era Judas? Um filho da perdição. Um amante do dinheiro e pronto a trair o Bom Mestre, quando surgiu uma ocasião favorável. Simão o Mágico, conforme narra a Bíblia no livro de Atos, ouviu a mensagem também, viu as maravilhas feitas por Filipe. Ele abraçou a fé. Muitos abraçam a fé. Muitos dizem ‘eu vou ser crente de agora em diante’. Eu vou entrar na igreja. E muitas vezes sentem que são crentes; sentem a presença de Deus. Recebem os benefícios que o Espírito Santo dá, o pão de Deus. Mas quanto a Simão, surgiu a ocasião favorável, e aí, Simão mostrou que ele não passava de um enganador. Que tinha apenas uma ambição pelos dons espirituais. E ele visava fins lucrativos. Ele queria mostrar para todos que ele podia fazer milagres também. E queria o mundo aos seus pés.
  Amigo ouvinte, Deus requer a verdade no íntimo. E eu quero com isto, ir um pouco mais adiante para dizer que é a ordem de Cristo ali em Lucas 13:24. O pecador esforçar para entrar pela porta estreita reflete a doutrina do novo nascimento. Isso é precioso. Como a Bíblia é bem clara. Cristo está aí em linguagem prática declarando aos pecadores: “Necessário vos é nascer de novo”. E outra vez, se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. Aí está doutrina do novo nascimento. Você nasceu uma vez. Então precisa nascer a segunda vez. Claramente estou mostrando que é impossível para a natureza humana isso. Ele não pode nascer por ele mesmo. Não é da vontade da carne, nem da vontade humana. É tão somente de Deus. João 1:3.
  Acerca desse tão precioso assunto e mediante a poderosa ajuda da graça de Deus, devo pregar hoje ainda. Sei que esta é a verdade, e que Deus há de tomar essa verdade e que Deus há de aplicar essa verdade aos corações dos leitores. Amigo, a Palavra de Deus tem o poder de efetuar o trabalho que Deus quer. Ela não volta vazia. Ela faz o trabalho que Deus requer. O que significa novo nascimento? O que significa isso? Amigo, a resposta é esta, novo nascimento é o encontro de uma alma pecadora o Espírito de Deus. Só isso. É a obra feita pelo Espírito Santo em uma alma.
  Então vamos lá, não ouve novo nascimento, se a alma apenas ouviu falar de Jesus. Se foi falado a você amigo, que Jesus é uma boa pessoa, que ele morreu na cruz, e ao terceiro dia ressuscitou, você apenas ouviu isso. Mas isso não lhe moveu. Isso não teve nenhum efeito na sua vida para o perdão de seus pecados, para você receber vida. Se você apenas ouviu que Jesus ouve as orações, que Ele cura os doentes e que Ele vai voltar. Quantos tiveram fé em Jesus baseados em coisas dessa natureza. Em João o Espírito Santo mostra várias vezes como o povo cria em Jesus por causa dos sinais e maravilhas. E no cap. 12, ele deixa bem claro. Aquele povo que procurava Jesus, que andava atrás de Jesus, amava mais a glória dos homens do que a glória de Deus. Então amigo, fica bem claro que o novo nascimento é algo de Deus e não do homem. É algo que vem da vontade de Deus e não da vontade do homem. É o Espírito de Deus agindo, operando no coração do pecador. Se Deus não agir o homem nada pode e nada quer fazer.
  Amigo, o novo nascimento acontece quando o pecador primeiramente vê o seu estado na alma. Novo nascimento acontece primeiramente quando o homem reconhece a enormidade da sua culpa. Vê que o pecado na sua vida é algo terrível, que vai levá-lo à condenação eterna. E ele vê que ele não merece outra coisa senão o castigo. E a alma que vai a Cristo é uma alma atribulada, vazia, pobre de espírito que nada tem a questionar, que nada quer argumentar. Ele se vê como barro. Se vê como verme e está plenamente certo de que se Deus castigá-lo, não está fazendo nada além do que ele merece. É esta a alma visitada por Deus. É este o pecador por quem Cristo morreu. “A preciosa fé que vem de Deus se encaixa perfeitamente numa alma assim. A pergunta é: a quem foi revelado o braço do Senhor?” E a resposta é para tal pessoa já descrita aí para o homem que lá dentro foi esmagado pelos grilhões do pecado. Ele jaz nas trevas. Ele está preso em aflição, e ele nada pode fazer para escapar.
 
   

Nenhum comentário: