sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SÊ, POIS, ZELOSO E ARREPENDE-TE (17 de 19)




Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”Apocalipse 3:19).
         Caro leitor, se ainda não ocorreu o verdadeiro arrependimento vindo de Deus ao seu coração, busque-o com intenso zelo. Lembre-se de que o Senhor é achado por aquele que O busca de todo coração (Jeremias 29:13). Busque o Salvador, segundo o caminho da Palavra; não se enverede por caminhos que estão fora das Escrituras; esses caminhos aparentemente belos e religiosos só trarão mais caos e desesperos à sua vida. A fé verdadeira só encontra repouso na Palavra de Deus e é nessa Palavra que encontra verdadeira luz, a qual norteia as almas pelo caminho certo.
         Já mostrei que o zelo fará com que o pecador aproveite os maravilhosos recursos da longanimidade de Deus, a fim de arrepender-se. O coração cheio da vaidade do pecado há de ignorar as portas abertas da bondade de Deus, portas que levam diretamente ao lugar do arrependimento. Para o soberbo e presunçoso, essas portas significam liberdade para pecar; liberdade para aproveitar a vida e mergulhar em suas paixões e prazeres. O coração carregado do engano do pecado corre para sua própria destruição; o homem que imagina ter liberdade para trilhar as veredas tortuosas não sabe que é um suicida, pois desconhece o fato que tem como que explosivos presos ao seu corpo.
         Então, caro leitor, veja que o viver não é uma oportunidade dada para usufruir a vida neste mundo maligno, mas sim oportunidades dadas para o arrependimento. O mundo não é lugar para o homem andar, pois é aqui um palco de contínua guerra. A bondade de Deus está lhe mostrando que aquilo que parece um belo caminho a ser trilhado, na realidade são oportunidades para escapar dos perigos atrozes, os quais rondam sua alma. Enquanto o mundo mostra suas falsas maravilhas, seus belos e atraentes caminhos, eis que a Palavra de Deus mostra um só caminho – o caminho rumo à cruz do Salvador bendito. Caro leitor é o pecado que lhe mostra vários caminhos neste mundo, mas a Palavra de Deus afirma que todos eles levam as almas a um só caminho – o da morte eterna.
         Caro leitor, todo meu esforço está concentrado em mostrar-lhe que Deus bendito, o grande Salvador, longânimo e fiel está à sua frente, iluminando tudo com as luzes da Sua compaixão e ternura. Muitas vezes Ele desfaz algumas esperanças, ao permitir que você seja tocado por circunstâncias desagradáveis; muitas vezes as dificuldades aparecem, a fim de desfazer as vaidades e mostrar as realidades desta vida. Mas, cuidado com a dureza do seu coração, porque quanto maior a rebelião contra o Senhor, mas forte, poderosa e enganadora será a chegada do juízo. Quando o juízo chegou para a perversa Jezabel (2 Reis 9), eis que nem a certeza da morte pode levar-lhe ao quebrantamento. Todo seu viver foi curtindo a vaidade de um coração pervertido e cruel. Quando Jeú chegou para executar a sentença de Deus contra ela, eis que ela ainda curtia no coração suas paixões sexuais, pois se arrumou bem e se enfeitou para receber os homens que vieram como instrumentos de punição (2 Reis 9:30).
         Aproveite a força do amor, da compaixão, da ternura e da misericórdia do Senhor. Aproveite enquanto Ele está presente munido de todos os Seus instrumentos de salvação. Caro amigo, ignorar o Salvador bendito é entrar num clima de guerra contra Deus, e você está disposto a lutar contra Ele? Aproveite os recursos da graça, dados para que você corra para o lugar de arrependimento; para que você conheça o amor eterno de Cristo pelos pecadores; para que você saiba o que realmente significa as boas novas dessa salvação.
         Quando você estiver com seu coração quebrantado e contrito diante da verdade salvadora, certamente você verá o quanto o Senhor é suficiente Nele mesmo para lhe salvar e tirar dessa triste condição. Aproveite o momento agora para encontrar o grande redentor; Aquele que ali na cruz se entregou para ser nosso Salvador e Senhor!

Nenhum comentário: