sábado, 31 de agosto de 2013

ORELHA FURADA




“Então, o seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta ou à ombreira, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre” Êxodo 21:6

                Lição preciosa o Espírito Santo nos traz nesta exuberante passagem que segue imediatamente a entrega do decálogo. A passagem está tratando a respeito de como os escravos hebreus deveriam ser tratados pelos seus senhores. A lei de Deus exigia que após sete anos servindo ao seu senhor, o escravo deveria ser liberto. Muitos escravos eram adquiridos por bons homens os quais durante os sete anos tratavam bem seus escravos de tal maneira que eles passavam a gostar de servir seus senhores.
        O que um senhor deveria fazer ao conceder liberdade para seu escravo e este abdicasse de sua liberdade preferindo continuar servindo ao seu amo? O senhor daquele escravo levava o caso para os juízes a fim de que fosse testemunhado, e perante esses juízes o escravo era levado até à porta ou à ombreira (o portal), e ali o seu senhor lhe furava a orelha, assim aquele escravo tornava de forma oficial escravo para sempre daquele Senhor.
                A lição que temos é que nós como servos de Deus, devemos tomar a mesma atitude. Nosso Senhor nos comprou com Seu Sangue e nos tirou da escravidão do pecado para servirmos a Ele em plena liberdade espiritual. Por que a ORELHA FURADA? Por que não fazia algo mais simples como alguma coisa simbólica no pescoço, num dos braços, ou mesmo numa perna? Por que ter que fazer o escravo sofrer furando sua orelha? Nosso senhor está nos ensinando que os verdadeiros servos de Deus têm suas ORELHAS FURADAS porque são obedientes.       São aqueles que obedecem quando seu Senhor lhes ordena. Como disse Samuel ao Senhor, os servos de Deus têm a mesma disposição: “Fala, (Senhor) porque teu servo ouve” (1Samuel 3:10). Observemos na passagem profética de Salmo 40:6, que nosso Senhor Jesus teve a mesma disposição quando se dispôs para realizar a obra salvadora na cruz: “Sacrifícios e ofertas não quiseste; abriste os meus ouvidos...”. O nosso Senhor teve a mesma disposição de um servo. Não procurou atalhos para o serviço de Deus, não buscou meios fáceis, mas simplesmente deixou que seus ouvidos fossem abertos para ouvir o que Deus, o Pai queria lhe falar.
                Amigo leitor, a vida de um crente começa com sua “ORELHA FURADA”: “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus...” (João 8:47). Na conversão de Saulo, o Senhor, por assim dizer, “furou sua orelha”: “Quem és tu, Senhor?...Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (Atos 9:5).
                    Os servos do Senhor amam ao Senhor e querem servi-Lo de todo coração. Um viver desobediente é próprio daqueles que tem seus ouvidos tapados e que prosseguem vivendo do jeito que a carne e mundo querem e que marcham para a ira vindoura (João 6:36.

Nenhum comentário: