sexta-feira, 30 de agosto de 2013

OS SERVOS DA JUSTIÇA. I



              1
         VERSO CHAVE:          “E, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça”       (Romanos 6:18).

         INTRODUÇÃO:           Hoje há um grande clamor por “justiça social”. Isso tem trazido muita conturbação e confusão em todas as áreas da sociedade, quando vemos homens e mulheres, de todas as classes e todas as idades à busca dos seus direitos. Este mundo fervilha como um caldeirão de água no fogo, e onde tudo isso vai chegar, não podemos saber. Obviamente, tende ir de mal a pior. Nesta série de estudos não temos por objetivo falar de “justiça social”, mas almejamos voltar nossos olhos para o que a Palavra de Deus nos ensina acerca da verdadeira Justiça, conforme o texto de Romanos 6.
         Misturado a esse clamor vemos que o povo crente está perdido na euforia da multidão. Aqueles que afirmam confessar o Nome do Senhor estão fora do seu devido lugar, de ser a “Luz do mundo” e “Sal da terra”. Pelo contrário, a luz cessou de brilhar e o sal parece estar insípido. Poucos são aqueles que verdadeiramente querem viver à luz da verdade revelada, e com isso vemos mais e mais escândalos em torno do nome de “cristão”, vilipendiando a causa Santa e desonrando o Nome Glorioso.
         De fato, o mundo com sua mentalidade estranha às verdades bíblicas entraram na igreja, trazendo consigo um conformismo no meio do povo de Deus, para que a igreja passe a pensar, sentir e viver exatamente como é o curso deste mundo.
         Não há dúvidas que precisamos retornar à Palavra revelada. Não há dúvida que a igreja está envolvida nesse caos, e que o povo de Deus perdeu sua direção, conforme Deus orienta Seu povo através da Sua Palavra escrita.
O QUE FAZER?
         Boa pergunta. Precisamos de uma urgente resposta antes que a igreja sofra um severo tempo de disciplina por parte do Senhor. O mundo pergunta: “Onde estão os crentes? Eles são iguais a nós, pois vivem da mesma maneira que vivemos. Ora, cremos num mesmo Deus, temos a mesma fé e prestamos adoração da mesma maneira, ou até melhor do que eles”. Estão zombando, escarnecendo da Palavra de Deus, do povo de Deus e do ministério pastoral. O resultado disso é que, não raro, vemos um desprezo à Palavra revelada. Desdenham das antigas veredas (Jeremias 6:15), e cresce à cada dia uma revolta à autoridade de Deus revelada em Seu Santo Livro.
         Precisamos voltar às verdades que nos foram dadas. As doutrinas puras e santas ornamentam o viver do crente, glorificam a Deus e trazem reais benefícios à sociedade. Óbvio que a resposta está nas páginas sagradas e não precisamos vasculhar toda Escritura, porquanto vemos uma clara e inequívoca resposta no texto de Romanos 6:18: “E, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da Justiça”.
A IMPORTÂNCIA DO ASSUNTO
         O tema: “Servindo à justiça” traz a lume preciosas e importantes verdades que necessitam ser sublinhadas aqui. Dificilmente conseguimos realçar toda importância de um assunto como a JUSTIÇA, conforme as Escrituras apresentam. Com muito esforço vamos tentar nortear os alunos para aquilo que achamos ser tão importante na consideração de um assunto como este:
         1.      JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
         Temos conosco a mais importante, mensagem que transborda em toda extensão das Escrituras Sagradas, simbolicamente desde as vestes de peles de animais feitas por Deus para Adão e sua esposa, (Gênesis 3:21), até as vestes de linho puro, finíssimo, vestimentas dos santos na eternidade (Apocalipse 19:8) . É impossível deixar de ver a Justiça de Cristo em homens como Abel, Noé, e milhares de outros
                                                                  2
santos de Deus que creram no Cristo antes da Sua encarnação. Mais do que isso, Cristo, o Servo Sofredor, aparece na passagem profética de Isaías 53 (pelo menos 700 anos antes de seu nascimento), e Ele é chamado de “Meu Servo, o JUSTO” (Isaías 53:11). Em 1 João 1:9, o JUSTO aparece com a função de “perdoar e purificar”.
         Você pergunta: “Mas o que tem a ver o Justo com o tema servindo a Justiça?”.  A resposta clara e óbvia é que a Justiça que vamos tratar em nossas lições, nada tem a ver com a justiça mundana promovida e enaltecida pelos homens ímpios. Deus quer fazer brilhar a perfeita Justiça do Seu Filho, perfeito Homem, Justiça que Ele imputou ao salvo e que passou a fazer parte do viver de todo verdadeiro e genuíno crente.
         2.      O VIVER DO CRENTE NA JUSTIÇA.
         Paulo salienta no cap. 6 de Romanos, a carta do Evangelho da Justiça, que fomos salvos, tirados da triste servidão ao pecado, para que agora pudéssemos servir à justiça. O mundo é um palco de escravidão, mas Deus impulsiona Seus santos para que eles brilhem a Justiça do Filho. O viver do crente deve ser pautado em justiça, porque um coração transformado há de amar a Justiça e odiar a iniqüidade à semelhança do Senhor (Salmo 45:7).  Ser justificado e andar de uma maneira injusta não faz bom senso com o padrão bíblico. Vejamos o que Paulo afirma em 1 Coríntios 6:9: “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?...”.
         3.      DIFERENÇA COM O MUNDO.
         O mundo necessita ver a justiça de Cristo por meio do povo crente. É nisso que jaz a real diferença. Um falecido homem de Deus disse que “a maior tragédia que pode ocorrer é quando a igreja está parecida com o mundo”. Verdade! Por quê? O mundo é o mundo de sempre, que odeia a justiça de Cristo e quer publicar sua própria justiça, desafiando assim a perfeita Justiça revelada no evangelho (Rm. 1:17). Quando a igreja está em paz com este mundo vil, significa que ela está aceitando o padrão de justiça mundana e dando as costas para o ensino bíblico.
         4.      A JUSTIÇA ETERNA.
         Finalmente, importa que vejamos a nossa futura condição na eternidade, quando o povo santo há de exibir as vestes brancas, que simbolizam a perfeita justiça de Cristo. Mas, observemos o que diz Apocalipse 19:8: “Pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos”. Impressionante! Nossos atos de justiça! Aqueles que foram justos mediante a justiça do Filho de Deus, praticam atos derivados dessa Justiça.
         Eis algumas razões que devem nos mover ao estudo desse tema: SERVINDO A JUSTIÇA. Que o Senhor desperte Seu povo para um grande avivamento, para que o Glorioso Evangelho da Justiça venha sobressair em nossos dias produzindo exatamente aquilo que somente o evangelho pode produzir: “O justo viverá da fé” (Romanos 1:17).

PERGUNTAS:
1.           Qual sua opinião sobre “justiça social” à luz das Escrituras?
2.           Se o crente foi libertado do pecado para servir a justiça, qual é a situação daqueles que não foram salvos?
3.           Qual tem sido sua atitude ante a situação de ausência da verdadeira justiça por parte do povo de Deus no mundo?
4.           Leia o Salmo 1 e descubra em qual situação você se encontra no momento, de justo ou de ímpio?
5.           Quando em Isaías 53:11, Jesus é chamado de O JUSTO, por que Ele é chamado assim na passagem?

Nenhum comentário: