sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SÊ, POIS, ZELOSO E ARREPENDE-TE (10 de 19)




Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”Apocalipse 3:19)
         Prezado leitor, o que acontece quando o zelo é passageiro? Sabemos que muitos agem zelosamente, mas tal zelo passa como fumaça e derrete-se como gelo; o combustível carnal acaba logo     e o veículo para de funcionar. O rei Joás foi assim (2 Crônicas 24). Enquanto tinha Joiada como seu tutor espiritual, Joás dava a impressão que seria um grande líder espiritual em Judá. Seu zelo era impressionante, pois arrumava a casa de Deus tão destruída no reinado da perversa Atalia. Mas, quando morreu Joiada – um homem grandemente usado por Deus para o bem espiritual da nação; quando o obstáculo saiu de cena, então Joiada retirar sua máscara de espiritualidade e mostrou suas garras cruéis de um homem perverso e assassino.
         Ó, quão perigoso e letal é esse zelo! O coração endurecido e perverso fica encoberto com uma capa de maliciosa espiritualidade e com grande disposição de oferecer o melhor de si, mas seu objetivo é alcançar o favor imediato de Deus, afim de que seus objetivos sejam alcançados. O perverso Jeroboão agiu assim, pois quando a punição imediata de Deus veio sobre ele para endurecer seu braço, imediatamente o medo surgiu e uma breve humildade apareceu em forma de súplica (1 Reis 13:6). Mas assim que o Deus de compaixão ouvindo a petição do profeta restaurou o braço ressecado do rei, imediatamente o “motor” da perversidade voltou a funcionar, fazendo com que Jeroboão prosseguisse em seu reinado de impiedade, trazendo para si e para sua descendência terríveis castigos e punições eternas de Deus.
         Há um zelo passageiro também, quando aparece uma brilhante luz de despertamento ao derredor. Foi assim no ministério de João Batista. Claro que milhares de homens realmente se converteram, mas boa parte foi influenciada apenas no momento enquanto brilhava a luz profética de João Batista. Quantos ficaram empolgados! Quantos puderam consertar suas vidas naqueles dias! Quantos pensavam erradamente que João era o próprio Messias prometido! Mas assim que a luz profética de João Batista foi apagada pela sua prisão e morte, rapidamente apagou o dramático e eufórico zelo que havia ocupado o coração de milhares.         Como podemos saber disso? Ora, o objetivo daquele profeta era preparar o caminho do Senhor. Assim que ele saiu de cena e o Rei da Glória entrou, então ficou estampado na face de milhares o quanto o zelo passageiro torna as pessoas ainda mais endurecidas e cruéis. Cristo deixou isso claro para os judeus endurecidos. Quando a luz celestial brilhou perante eles, então puderam revelar o intenso ódio que tinham contra a verdade. Veja o que nosso Senhor falou-lhes a respeito de João Batista em João 5:35: “Ele era a lâmpada que queimava e iluminava, e vós quisestes por algum tempo, alegrar-vos com a sua luz”.
         Caro leitor, João Batista não era o “sol da justiça”; era apenas uma lamparina acesa, assim como qualquer outro profeta ou pastor. A morte chega e essas “candeias” logo se apagam e são substituídas por outras. Muitos corações parecem que são derretidos por essas “lamparinas”, pois ficam empolgadas e acham que realmente se converteram; se tornam discípulos dos homens, mas mostram sua obstinação contra o Senhor quando encaram a verdade acerca de seus pecados e da necessidade de arrependimento. Para milhares determinados pregadores e celebridades religiosas passam a serem seus caminhos, devido à idolatria inerente. As multidões são ágeis em trocar a glória que pertence a Deus, a fim de atribuir aos homens (Romanos 1:23).
         Pode bem ser que a meditação de hoje tenha encontrado uma alma assim, cercada do perigo desse zelo passageiro. Caro leitor, se o zelo não levar o homem ao arrependimento e consequentemente aos pés do Salvador bendito, tal zelo não terá qualquer valor. Toda finalidade da verdadeira pregação é a glória de Deus e a salvação eterna dos pecadores! Que hoje possa ser o momento maravilhoso para a genuína conversão de milhares que venham a ter acesso a essas verdades reveladas!

Nenhum comentário: