quarta-feira, 26 de maio de 2021

SUBLIME CONFISSÃO DOS ELEITOS (1)

 

                  

“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Isaías 53:6)

      INTRODUÇÃO:

        Caro leitor, cada vez que passo por esse maravilhoso livro de Isaías, meus olhos enchem desse encanto das verdades eternas, as quais foram entregues a nós. Espero que, com sabedoria vinda do Alto, possa eu preparar bem esse alimento, a fim de prover a comida que o povo santo precisa. Então é tarefa minha me gastar na compreensão do texto num capítulo onde brilha a história da cruz. Impressionante ver que em meio às maldições da lei que emana do Monte Sinai, eis que Deus faz brilhar de antemão a luz brilhante que vem do Monte do Calvário, onde nosso Senhor foi entregue e morto para nossa salvação. Será que podemos nós ignorar tanto amor mostrado nesses 12 versos?

        É lógico que o capítulo está lotado de joias preciosas e eu mesmo me vejo tão diminuto para examinar tudo isso com maior profundidade. Claro que não vou aqui explorar todo capítulo, mas ficarei apenas no verso 6, onde veremos os eleitos de Deus confessando sua condição quando o Cordeiro ali foi entregue. Eu sei que poderão vir muitos atacar e lutar contra o tema, somente porque usei o termo “eleitos. Mas, por que não? Afinal, Cristo foi à cruz por causa deles e por onde passarmos nas Escrituras Deus está mostrando Seus planos eternos, tendo o Seu povo escolhido em mente. Basta uma sondagem com calma em todo esse livro para que compreendamos essa verdade em suas maravilhas.

        Sou tentado a vasculhar o livro de Isaías para falar dos eleitos, mas me conterei para explorar apenas o verso 6 do tão conhecido capítulo 53 de Isaías. O capítulo 53 de Isaías mostra em poucas palavras o povo de Deus proclamando junto a mais poderosa, gloriosa e triunfante confissão de todos os tempos. Esse capítulo é como uma filmagem do futuro; é Deus mostrando 700 anos antes quem e como seria o Senhor Jesus ao vir a este mundo; sua aparência e vida aqui; sua morte na cruz e os resultados de sua morte na vida de homens e mulheres, eleitos de Deus, pelos quais ele daria sua vida na cruz, a fim de salvá-los de seus pecados.

        Outro detalhe de impressionante verdade é que também a filmagem mostra os eleitos, todos os que seriam salvos, perante ele na cruz, confessando o que o Filho de Deus faria na cruz em lugar deles. É claro que não está falando daqueles que jamais irão crer. Como os herdeiros do inferno falarão da morte de Cristo? A não ser para gritar com a multidão: “Crucifica-o!”. No texto o Espírito Santo está mostrando o que o povo eleito pensavam antes da conversão acerca da morte do Senhor e o que confessam agora. Quero tomar esse texto, a fim de mostrar como essa confissão tem incrível importância na vida daqueles que hoje declaram que são crentes, e naqueles que realmente anseiam a salvação.

        Não tenho dúvida que um texto como esse traz alegria aos corações dos salvos, porque a confissão que ali aparece vem de seus lábios. É particularmente a minha confissão. Quem nós éramos? Ovelhas desgarradas, cada um seguindo seu próprio caminho. Que condição triste a nossa. Mas a cruz retorna, trazendo a nós alegria, felicidade, prazer e exultação!

Nenhum comentário: