quarta-feira, 19 de maio de 2021

A MISÉRIA DO ÍMPIO E MISERICÓRDIA SOBRE O JUSTO (1)

     

“Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá” (Salmo 32:10)

  INTRODUÇÃO:

        Amado leitor, eu sei que não tenho palavras que possam expor a grandeza desse maravilhoso e tão revelador Salmo. Afinal, quem pode exaurir as preciosidades e grandezas de um Salmo como esse? Somos pobres finitos lidando com o infinito, nossa linguagem é extremamente limitada, por isso milhares de servos de Deus foram compenetrados em expor argumentos poderosos acerca desses ensinos. Quem sou eu? Apenas um pequenino servo entre os milhares. Enquanto a igreja estiver na face da terra não faltarão os arautos que falarão e pregação nesse tão precioso ensino inspirado desses onze versos

        Mas preciso completar o assunto, porque Deus é completo em Sua exposição sobre a felicidade. Pudemos ver que o Salmo 32 é uma composição completa, pois tem seu princípio e seu fim. Em seu começo (versos 1 e 2) vimos Deus o Salvador como sendo Ele a fonte da felicidade. Todos os homens neste mundo devem saber que se não forem à busca do perdão e purificação dos seus pecados, eis que serão miseráveis aqui e por toda eternidade. Vimos que toda desgraça do homem é silenciar o pecado no íntimo e somente uma confissão sincera, vinda do coração é que faz o homem experimentar a liberdade e graça de viver e andar com Deus, conhecendo a piedade na vida.

        Vimos também sobre o fato que a partir da conversão é que o homem passa a ter Deus como sendo seu guia, protetor, instruidor e líder. Todos os crentes sabem disso, por isso recebem instruções na palavra e ensino prático de como viver. As repreensões vêm a nós quando agimos como animais (cavalo ou mula), tomando a dianteira de Deus e agindo sem discernimento e busca de conselhos. Antecipei o verso 10 para tratar da real felicidade que envolve a vida de um homem feliz e que essa felicidade difere daquilo que vemos no homem mundano,  pois a felicidade do crente vem de Deus e volta a Ele em louvor, alegria e cânticos,  e tudo isso se estrutura na verdade.

        Quero lembrar a todos que estamos diante da Palavra de Deus e que ela perfeita é harmonizada. Significa que não há incongruências na palavra revelada. Quero dizer com isso, que ao lidar com o verso 10 do Salmo 32 veremos que ele está de mãos dadas com toda Escritura. Por exemplo, mostrei como os versos 1 e 2 são usados por Paulo na construção da doutrina da justificação em Romanos. Portanto, importa que tenhamos essa verdade em mente, para que não sigamos nossos pensamentos e opiniões particulares, especialmente num texto tão importante como esse. A diferença é clara entre a felicidade do mundo e a felicidade que provem de Deus. A satisfação do crente é vista no fato que ele viu que a felicidade do mundo é miséria que se transforma em aflição e terror, à medida que o tempo passa. Ao conhecer o Deus da salvação, na realidade ele passou a conhecer a real felicidade, conforme o que aprendemos nesse Salmo.

        Minha esperança é que nossa jornada por esse Salmo tão maravilhoso tenha um final feliz. Mas não poderei finalizar sem lidar com o verso 10, porque ele é espantoso, pois desvenda o que é a vida do homem sem Deus no mundo e como Deus lida com os crentes. E os ímpios não são felizes? Aparentemente sim. Não são eles pessoas que expressão alegria no viver, sendo que muitos são estimados, amigos e desfrutam bem da vida aqui? Parece que sim. A pergunta que vem em seguida é: Não temos nós que ver a vida sempre do ponto de vista de Deus? Visto que é assim, então é necessário que enfrentemos a realidade dos ímpios à luz da revelação bíblica. Então, tomemos o verso 10 e avancemos no conhecimento dessas impressionantes verdades que nos foram entregues.

Nenhum comentário: