quinta-feira, 6 de maio de 2021

O CAMINHO DA FELICIDADE (7)

“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e sob às minhas vistas te darei conselhos. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não cheguem a ti”. Salmo 32:8,9

O CAMINHO DE DEUS (verso 8)

Vemos o quanto Deus comunica com Seu povo, a fim de que sejamos humildes e consequentemente sábios. Os crentes sabem bem quão perigoso é tentar andar por este mundo sem a orientação de Deus, a fim de que nos ajustemos à sua boa, agradável e perfeita vontade. Nada há, senão a poderosa graça para nos conduzir neste mundo. Sem uma fé que se revigora dia a dia na palavra não há como subir rumo ao céu pelo íngreme caminho estreito. Ora, nenhum crente sabe perfeitamente o quanto é frágil como barro. Ainda não avaliamos o trabalho do Espírito Santo em nós, conforme o ensino de Romanos 8:26. O Espírito de Deus toma nossas fraquezas sobre si e o faz com gemidos inexprimíveis. É algo impressionante e inexplicável por nós. 

Outro detalhe é que precisamos de liderança no trilhar o caminho. Não existe vida cristã sem liderança de Deus e Ele não espera que nós iremos entregar nossas vidas para que Ele assuma essa liderança. Os santos individualmente pertencem a Deus, pois foram comprados com o altíssimo preço de sangue. Aquilo pelo qual pagamos um preço passa a pertencer a nós, não é verdade? Não fomos furtados, mas sim comprados com o preço do Justo Senhor, o qual se entregou por nós. Sendo assim o Senhor guia Seu povo e Ele está fazendo isso agora mesmo, independente se queremos ou não. 

Tenho visto muitos que hoje tomam a decisão de ser crentes por si mesmos. Alguns dizem que são eles igreja por si, por isso formulam a vida como bem querem. Tenho dúvidas que tais pessoas são realmente convertidas. O Senhor ama Seu povo e carrega consigo Sua vara disciplinadora. Ele não deixa que nenhum dos Seus filhos venha escandalizar Seu nome, por isso facilmente aplica a santa e amorosa disciplina e as varadas do perfeito Pai são muitas vezes dolorosas. O mundo sempre muda, seguindo as suas diretrizes com as circunstâncias. Cada século mostra sua própria performance e sempre foi assim a atuação do diabo com suas mentiras neste mundo maligno. Os crentes verdadeiros não seguem essa direção mundana, pois seguem em direção oposta. Deus jamais deixa Seus santos expostos aos perigos, sem Sua proteção. A letra de um antigo hino nos revela a realidade do que é a vida cristã em seu trajeto pelo mundo perigoso: 

“Os perigos que me cercam muitos são, fortes tentações assaltar-me vem, hostes infernais formadas sempre estão combatendo todo bem”. 

Ora, será que entendemos isso no viver? Nem sempre as instruções são bem recebidas por nós, mas quando Ele aplica Sua disciplina, então as verdades começam a tomar o formado que precisávamos conhecer. Quantas vezes somos tardios na compreensão das coisas! O Deus da paciência e longanimidade, com ternura ensina Seu povo através de duras experiências na jornada. Ele foi mostrar porque sustentou o povo no deserto com o maná após os quarenta anos sofridos na caminhada. Ele sabe como fazer com os crentes individualmente e o faz em seu amor inaudito. Aquele que veio ao mundo se tornou perfeito Homem para guiar homens pelo caminho que Ele abriu, conheceu por experiência e o consagrou. 

Suas instruções e ensino são perfeitos. Sem essa liderança jamais caminharíamos seguros até nosso destino. Por isso não desanimemos. Voltemos à Palavra bendita, aprendamos sobre as santas instruções que nos foram entregues e despertemo-nos para a forma como Ele está dizendo: “Este é o caminho, andai por Ele!”


Nenhum comentário: