sexta-feira, 28 de maio de 2021

A MISÉRIA DO ÍMPIO E MISERICÓRDIA SOBRE O JUSTO (7)

       

“Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá” (Salmo 32:10)

DESCREVENDO O SOFRIMENTO DOS ÍMPIOS: “muito sofrimento...”.

        Também, devemos saber que toda felicidade buscada pelos ímpios não segue o roteiro de um progresso que avança até chegar à perfeição. Toda alegria e um viver feliz não tem como participantes a provação; não há o elemento que de purificação que faz a vida brilhar e realçar pureza e amor genuíno. Toda felicidade do ímpio, por mais dinâmica que for está fadada enfrentar as tormentas e aos poderes da morte resultante do pecado. Poderes das trevas chegam continuamente para trazer o medo e a solidão chega para arrancar aquilo que o ímpio pensa ser alicerce. Toda felicidade para o ímpio é forjada por ele mesmo e isso o faz esbarrar em embaraços e perigos. O justo tem um caminho em contínua segurança, mas não é caso do ímpio, porquanto sua segurança é interrompida de repente.

        Digo mais, que o sofrimento do ímpio vem porque não há nada que documente sua alma. A vida de fé dos crentes tem as Escrituras como documento e as promessas lhes acompanham no viver. O crente pode dizer que sabem em quem tem crido, por isso enfrenta os dissabores e mazelas da vida, assim como encara a felicidade presente. Tudo para o crente segue o roteiro de Deus, conforme o planejamento em Cristo na eternidade. Para o ímpio não, pois sem Deus no mundo, que felicidade ele terá? Paz, amor, justiça, retidão, herança celestial, bens eternos, filiação, etc. todas essas coisas não estão nem na vida nem nos caminhos dos ímpios. Muitos ímpios são abençoados devido a presença dos crentes em sua vida. Por exemplo, vemos como Potifar foi tomado por bênçãos materiais, enquanto José foi seu servo. Não há dúvida que o reino de Nabucodonosor, e dos reis da Pérsia foram incrivelmente abençoados com o testemunho de Daniel, seus 3 amigos, Neemias, Mardoqueu e Ester.

        Mas, são poucos os ímpios que desfrutam da luz radiante da graça, circundando suas vidas por meio da presença dos santos. Aliás, uma nação inteira pode ser abençoada com a presença dos filhos de Sião vivendo nela. Mas são poucos os que recebem nesta vida as bem-aventuranças que cobrem a cabeça dos santos. Milhões e milhões de ímpios entram no mundo para desfrutar dos horrores do pecado e por incrível que pareça eles amam isso. Nada, nada mesmo fará com que os ímpios acordem e busquem socorro no Deus da bíblia. A vida sem Deus no mundo será uma jornada de sofrimento para a alma e também para o corpo. Maldições da lei imperam nesta vida; enfermidades mortais cercam o mundo e a qualquer momento Deus faz com que os infortúnios batam às portas e elas serão abertas.

        Além disso, os ímpios colhem o que plantam nesta vida, antes que sejam jogados numa eternidade de terror. No pecado não há qualquer estrutura que possa dar ao viver uma garantia de paz, harmonia e amor. Não há dinheiro que sustente a justiça terrena; não há religião que garanta pureza no viver e não há cultura que venha destruir as forças das paixões. Os ímpios estão entregues aos seus pecados e se não for a mão de Deus eles se entregarão aos mais vis pecados. Não há no mundo que faça com que haja felicidade na família; nada há que possa erradicar a maldade, o adultério, o roubo e outras perversidades que de repente saem como feras famintas do coração do homem.

        Notemos como Jesus mesmo disse acerca dos últimos dias, que o amor esfriará, pais se levantarão contra os filhos e filhos contra os pais. O mundo sempre foi um lugar assim, mas parece que à medida que o fim se aproxima, eis que os ímpios mostram como o modo de vida deles é realmente apaixonante pelo pecado. Tudo isso faz com que eles realmente sofram as misérias que eles mesmos plantam e colhem com terror.


Nenhum comentário: