terça-feira, 11 de maio de 2021

O CAMINHO DA FELICIDADE (8)


“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e sob às minhas vistas te darei conselhos. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não cheguem a ti”. Salmo 32:8,9

        Agora deveremos estar envolvidos com as advertências do verso 9. Quanto precisamos de humildade para aceitar esses fatos! Não somos nós provenientes do pecado? Não trouxemos conosco uma natureza carnal, inclinada a tomar decisões insensatas? O próprio engano do pecado nos levou a crer que no pecado éramos sábios. Pensávamos que Deus estava impressionado com grandes feitos nosso na terra. Mas o que a bíblia ensina? “Que é o homem, para que dele tu te lembres?”.          Podemos perceber que a vida feliz que o crente pode desfrutar aqui é obliterada pela atitude de desobediência. Eis a razão por que Deus nos chama a atenção sempre em Sua palavra. Eis o motivo claro que nos leva à compreensão do fato que Deus é o Guia do Seu povo. Não foi assim com Israel? Se não fosse a liderança de Deus à frente do Seu povo, o que seria deles? Nem Moisés seria capaz de guiar esse povo dentro dos planos de Deus. Nós somos diferentes? Logicamente não! Quantas e quantas vezes somos repreendidos por Deus e com seríssimas disciplinas! Não é verdade.

        A razão é claramente apresentada no texto: “Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento...”. Veja o quanto precisamos do Senhor à frente de nossas vidas! Veja o porquê fomos chamados a segui-Lo. Veja os motivos pelos quais Ele sempre está nos instruindo e ensinando. Sem essas maravilhas que nos foram reveladas na palavra; sem esses documentos eternos em mãos e no coração é certo que fracassaremos de forma miserável. Sem o Senhor o que é o homem? Ele é pior do que os animais, porquanto estes agem pelo instinto. Mas os homens sem Deus no mundo são levados às piores condições do pecado; são eles loucos, porque esperando deles sabedoria, bom senso e discernimento, eles agem na soberba de um coração rebelde.

        Nota como Deus trata Israel no livro de Jeremias. Suas palavras mostram o que ocorre com um povo que segue seu coração idólatra e rebelde. Veja bem, o Senhor não está falando com os ímpios, porque eles são assim por natureza perversos pois vivem sem Deus no mundo. Nosso Deus fala com crentes, com os que foram salvos, perdoados e purificados. Ele fala com os que Ele mesmo chamou pela graça para pertencer a Ele. Essas advertências não vêm da ira de Deus, mas sim de Seu imenso amor em conduzir Seu povo para Suas metas eternais.

        Mas você pergunta: “Na graça não é diferente da lei?” Mas quem disse que a lei predomina no Salmo 32? O que vemos ali é abundante graça. Mas faço questão em levar cada um ao Novo Testamento, em pleno vigor da graça. O que temos ali? Não somos exortados a depender de Deus para não cair em tentação? Aquele que está em pé não deve ter cautela para não cair? Não somos exortados a não dar lugar ao diabo e não amar o mundo? Poderia ampliar poderosamente esse ensino que tanto corrobora o que temos no Salmo 32:9.

        Noutras palavras, as advertências amorosas do Senhor nos exortam a não vivermos no orgulho, não querer fazer o que nós achamos que é certo. Busquemos a liderança e sabedoria de Deus. Tenho visto muitos crentes tomando decisões precipitadas e terminando em situações difíceis, por que? Não buscaram os conselhos de Deus. Quantos casamentos errados; quantas compras precipitadas; quantas reações carnais que resultam em sérios problemas! O que temos que fazer? Voltemos para o verso 9 do Salmo 32 e seremos bem sucedidos sob a liderança do nosso Senhor.


Nenhum comentário: