quinta-feira, 20 de maio de 2021

A MISÉRIA DO ÍMPIO E MISERICÓRDIA SOBRE O JUSTO (2)

      

“Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá” (Salmo 32:10)

A MISÉRIA DO ÍMPIO EM CONTRASTE COM A REAL FELICIDADE:         “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio...”

        Como sempre já pude dar a introdução, a fim de chamar a atenção dos meus leitores a este tema que considero tão importante, em especial para nossos dias achatados pelos pensamentos e sentimentos de prazer, conforme o antigo hedonismo. De tal maneira nossa sociedade tem sido influenciada por essa mentalidade, que a noção de sofrimento passa longe da multidão. Para eles o verso 10 do Salmo 37 é muito pessimista e isso em nada contribui para o bem do homem da pós-modernidade. Qualquer pregador que se dispor a pregar sobre temas como este, sem dúvida terá consequências indesejáveis em sua igreja.

        Mas a verdade deve ser pregada, porque se homens e mulheres puderam achar felicidade em Cristo é porque eles fugiram da desgraça do pecado. Se em Cristo o homem caminha na alegria, regozijo e exultação por terem sido achados por Deus, então é fato que no reino deste mundo há miséria que caminha para a miséria eterna. Se não há felicidade no pecado, então é certo que há somente miséria no pecado. Se o pecado gera morte, então é certo que conviver com o pecado há de trazer resultados desastrosos aqui e após a morte. O Deus da bíblia há de mostrar os dois lados da moeda e é o que Ele mesmo faz em toda dimensão das Escrituras. Se a graça vem mostrar o favor, benevolência e misericórdia que partem do coração do Senhor, eis que a lei aparece antes para revelar o que é maldição. É fato que a graça mostra o Monte do Calvário, onde Cristo pagou pelo seu sangue para salvar os perdidos, mas a lei mostra o Monte Sinai de onde os gritos amaldiçoantes da lei ecoam sua voz que faz homens e mulheres tremer.

        Assim não posso ignorar o Salmo 32 verso 10. Se não avisar os homens sobre aquilo que eles estão passando aqui, é sinal que não os amo com o amor compassivo de Deus. Eu sei que os homens mundanos e injustos não vão se alegrar na salvação dos crentes, porque eles buscam esse alicerce que estrutura a vida de um crente. Os ímpios têm os bens do mundo como base da felicidade que eles tanto buscam aqui. Mas sabemos o que Deus faz, pois Ele simplesmente desmancha qualquer noção que os ímpios têm de felicidade: “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio...”. Veja como o Senhor é bem definido. Na linguagem dele não existe “talvez”. Outro detalhe é que o Senhor mostra que o sofrimento do ímpio não é algo que ocorrerá apenas após a morte. Ele terá sofrimento aqui e devemos saber como se processa tal sofrimento.

        Que o Senhor tenha misericórdia de nossas almas e venha nos mostrar o quanto, como crentes fomos libertos das aflições terríveis neste mundo que jaz no maligno. São os crentes que podem ver esta vida da forma real, como a bíblia apresenta. As fotos do diabo acerca do seu mundo são fotos mentirosas. Satanás esconde o que está por detrás de tudo o que para nós parece felicidade. Examinemos o passado e vejamos como milhares viveram na miséria e depois partiram para a miséria eterna. Qual é o problema do mundo atual? Ele melhorou? É um mundo mais adaptável à felicidade? É um mundo com mais condição para crentes e descrentes viverem em santa harmonia? Claro que não! O mundo é o mesmo mundo criado e ornamentado por Caim. O caminho é o mesmo que conduz milhares para os terrores eternos.

        Mas, em toda essa tremenda verdade o Senhor aparece para mostrar o quanto Ele, misericordiosamente estende sua compaixão e Seu convite de amor aos arrependidos. Cristo é o único que pode salvar e libertar os pecadores dessa vil condição onde se encontram sem que possam escapar, a não ser pelo Salvador e Senhor Jesus.


Nenhum comentário: