quinta-feira, 27 de maio de 2021

A MISÉRIA DO ÍMPIO E MISERICÓRDIA SOBRE O JUSTO (6)

       

“Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá” (Salmo 32:10)

DESCREVENDO O SOFRIMENTO DOS ÍMPIOS: “muito sofrimento...”.

        Vejamos que o verso 10 são palavras que vêm da boca do próprio Deus: “Muito sofrimento...”. A razão de todo sofrimento que os ímpios têm aqui e terão para sempre é pelo fato que é impossível obter real felicidade longe de Deus. Sem Deus no mundo é completa miséria, porque a vida está sendo regida pelo pecado e no pecado o viver é guiado no engano, nas trevas, sem qualquer fundamento que garante sucesso. Mesmo que o ímpio tenha muito sucesso material e aquilo pareça ser felicidade, na realidade, torna-se algo que não lhe dá qualquer segurança aqui. Tudo aqui tem um efeito temporário, tudo está sujeito a ser desmanchado pelos problemas que surgem. O ímpio vive do momento e sabemos bem que os momentos passam.

        Deus mostra em Sua palavra que tudo neste mundo está sob Seu controle, porque se fosse deixado sob o cetro do pecado, o caos seria visto em toda sua dimensão. Notamos esse fato da mão de Deus em tudo pelo que ocorreu no Egito nos dias de José. Notem como Deus trouxe 7 anos de fartura, para depois vir os 7 anos de fome. Muitos ímpios são bem sucedidos na vida aqui por causa de um Deus que rege tudo em sua bondade, mas Ele faz isso por causa do Seu povo, assim como ocorreu no Egito, a fim de trazer Jacó e família. No período de bênçãos Deus dá felicidade aos ímpios, mas não demora, quando Deus revela o que há no coração do homem, quando Deus tira Sua mão e mostra como os homens são capazes de impregnar tudo em desgraças. Muitos anos passaram e o Egito esqueceu de todo benefício feito no Egito, nos dias de José.

        Devemos saber que é prazer de Deus neste mundo estender sua benignidade e bondade aos homens. Mesmo os filisteus sofrendo os castigos de Deus por causa da arca da aliança que estava com eles por 7 meses e o povo sofrendo os castigos de Deus, o clamor deles por causa dos tumores chegou ao céu (1 Samuel 5:12). Quão grandioso é o coração de Deus, mesmo diante de uma raça caída, idólatra e perversa. Quando Ele derrama as chuvas de Sua bondade, então os homens são felizes. É nesse sentido que os homens são envolvidos aqui em felicidade. Mas basta que Deus retire Sua mão e o clamor da miséria começa a surgir. Nós estamos vivenciando em nossos dias a onda da covid que tem matado milhares de pessoas pelo mundo. O Egito saía do sofrimento de uma praga, respirava um pouco para logo sofrer outro castigo. Na última praga, todo nação acordou desesperada, pois em cada casa havia morto.

        Assim vemos o quanto Deus mostra que o homem terá muito sofrimento. E outra razão é que o ímpio se acha fora dos planos eternos de Deus, os quais são experimentados pelos crentes em Cristo. Os crentes não estão livres dos sofrimentos, mas estes chegam na dose certa, tendo como meta o aperfeiçoamento. Um rei pode disciplinar um filho que um dia irá ocupar o trono em seu lugar, mas quanto aos inimigos do reino, o rei pode enviar perseguição e morte. Os ímpios sofrem porque desconhecem o caminho pelo qual os santos percorrem nesta vida. Para os ímpios tudo aqui opera à luz daquilo que eles sentem e vivem. Todo dia eles são equipados com o pensamento que o dia será bom e que não haverá nenhum problema adiante. O ímpio vive da sorte, por isso confiam em seus ídolos.

        Para Herodes, era o auge da felicidade o ser aplaudido e elevado à dignidade de um deus, quando o povo o louvava. Mas logo as emoções foram desfeitas e ele foi visto morto e sendo devorado por vermes (Atos 12). Por esse fato é que Deus está declarando que “muito sofrimento terá de curtir o ímpio”.


Nenhum comentário: